O clube inglês Aston Villa surpreendeu ao anunciar, nessa terça (1º/7), a contratação de Zépiqueno Redmond, jovem promessa holandesa de 19 anos. O atacante chegou à equipe de Birmingham após o fim do contrato com o Feyenoord, onde atuou nas categorias de base desde os 13 anos.
O nome inusitado do atacante carrega uma homenagem curiosa: inspirado no personagem Zé Pequeno, um dos principais personagens do filme brasileiro Cidade de Deus. Os pais de Redmond, nascidos no Suriname, ex-colônia holandesa, ficaram tão impactados pela obra de Fernando Meirelles que deram ao filho o nome do vilão. O próprio jovem brincou que o personagem é um pouco mau, mas que gostou da homenagem.
Aston Villa is pleased to announce the signing of exciting young talent, Zepiqueno Redmond.
— Aston Villa (@AVFCOfficial) July 1, 2025
A homenagem, claro, chegou até o Brasil e não passou batida por Leandro Firmino, ator que interpretou o Zé Pequeno no longa. “Que isso, cara! Maneiro, mas que loucura também, hein?”, disse ele, entre risos.
Vale lembrar que Cidade de Deus, lançado em 2002, foi eleito recentemente pelo New York Times como o 15º melhor filme do século 21 — sendo o único brasileiro na lista. O jornal destacou a força visual, a montagem dinâmica e o impacto emocional da narrativa, que mostra a realidade da favela homônima entre os anos 60 e 80.