Deputados aprovam federalização da Codemig e da Codemg

Siga no

As duas proposições do governador Romeu Zema (Novo) integram o pacote de adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Luiz Santana/ALMG)

Compartilhar matéria

Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram nesta quarta-feira (2/7), em segundo turno, os projetos que tratam da federalização da Codemig e da Codemge.

As duas proposições do governador Romeu Zema (Novo) integram o pacote de adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A ideia é repassar os ativos à União como forma de amortizar 20% do saldo devedor, estimado em mais de R$ 165 bilhões, e dessa forma obter melhores condições no refinanciamento da dívida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O PL 3.734/2, que autoriza a transferência para a União da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), recebeu 59 votos favoráveis e nenhum contrário. A empresa detém a titularidade dos direitos minerários do nióbio de Araxá (Alto Paranaíba), explorado por meio de sociedade com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Desde 2018, a Codemig é uma subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Por sua vez, a transferência da participação societária na Codemge está prevista no PL 3.735/25, que foi aprovado com 60 votos favoráveis e nenhum contrário. Atualmente, o Estado detém 99,99% do capital da empresa, que incorporou as competências da Codemig e usufrui da sociedade com a CBMM para exploração do nióbio de Araxá.

Mudanças nos projetos

Durante a tramitação em 1º turno, os dois projetos foram aprimorados. As alterações acatadas pelo Plenário incluem a revogação da Lei 23.477, de 2019, a qual autoriza o Estado a ceder direitos creditórios relacionados à Codemig a pessoas jurídicas de direito privado e a fundos de investimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, condicionaram a autorização para a federalização das duas companhias à adesão do Estado ao Propag. Também deixaram explícito que as sedes das duas empresas deverão permanecer em Minas Gerais.

O relator e vice-presidente da Comissão de Administração Pública, deputado Rodrigo Lopes (União), apresentou os substitutivos nº 1 aos dois projetos. Em ambas as proposições, o novo texto mantém os comandos da redação aprovada em 1º turno, mas suprime a possibilidade de cessão do fluxo de dividendos ou direitos creditórios oriundos da Codemig e da Codemge.

O relator também acolheu sugestão do deputado Ulysses Gomes (PT), no sentido de suprimir a possibilidade de privatização da participação societária do Estado nas duas empresas.

Com ALMG

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Taxistas de BH denunciam circulação de veículos clandestinos na cidade e cobram fiscalização

SUS terá novos micro-ônibus para atendimento em mais de 100 cidades

Saúde em MG pode colapsar se SAMU entrar em greve

Presidente da Ocemg celebra crescimento do cooperativismo em MG: ‘construímos um mundo melhor’

Aumento da Conta de Desenvolvimento Energético deve pesar no bolso e competitividade da indústria

Polícia indicia mulher que fingia ter câncer para ganhar dinheiro em rifas

Últimas notícias

Dia da gastronomia mineira; um passeio pela história da nossa culinária direto do Mercado Central

Justiça desportiva absolve Gabigol por suposta fraude em antidoping

A insegurança institucional e a infelicidade dos brasileiros

Ringo Starr pede mudanças em roteiro de cinebiografia dos Beatles: “A gente nunca faria isso”

Mesmo nas férias, Galo acompanhou Arana e Cuello em recuperação

Moraes suspende decretos de Lula e decisão do Congresso sobre IOF

Polícia Civil prende suspeito de ataque hacker que desviou quase R$ 1 bilhão de sistema bancário

Atlético acerta empréstimo do meia Daniel Penha ao futebol chinês

Derrota no ES! Cruzeiro cai diante do Defensa y Justicia na estreia da Vitória Cup