A rodada de playoffs da Champions League terminou nesta quarta-feira (19/02). Esta primeira fase eliminatória é uma novidade do novo formato de liga da competição, que eliminou 12 equipes na primeira fase. Agora, após os primeiros confrontos de mata-mata, definiu os classificados para as oitavas de final da competição.
Mbappé decisivo
No confronto mais aguardado dos playoffs da Champions, Real Madrid e Manchester City se enfrentaram com promessa de uma disputa acirrada. Em meio a tantas estrelas, prevaleceu o brilho de Kylian Mbappé.
Na primeira partida, mais uma reviravolta histórica da equipe espanhola. Os ingleses abriram o placar aos 19 minutos com gol de Haaland, Mbappé empatou aos 15 do segundo tempo, Haaland, novamente colocou o City à frente do placar com gol de pênalti. Aos 41 minutos da etapa final, o Real Madrid empatou com Brahim Díaz e virou o jogo com gol de Jude Bellingham nos acréscimos.
Decidindo em casa, o Real Madrid foi dominante por toda a partida e viu uma noite mágica de Mbappé. O francês marcou os três gols da equipe espanhola e decretou a classificação dos merengues. O City descontou aos 47 do segundo tempo com gol de Nico González.
Zebra na Itália
A zebra da fase de playoffs da Champions ocorreu no confronto entre Milan x Feyenoord. A equipe italiana, que já venceu a Champions em sete oportunidades, perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, mas tinha a vantagem de decidir a vaga em casa.
Mesmo com o apoio da torcida no San Siro, o Milan teve um jogador expulso no início do segundo tempo e levou o empate. Final: 1 x 1. Com o resultado, o Feynenoord avançou às oitavas vencendo por 2 x 1 no agregado.
Goleada francesa
O PSG enfrentou o Stade Brestois no único confronto entre dois times do mesmo país na fase dos playoffs. O resultado foi um impressionante 10 x 0 no placar agregado para a equipe comandada por Luis Henrique.
No jogo de ida, Vitinha, de pênalti abriu o placar aos 21 minutos e Dembelé, duas vezes, finalizou a vitória por 3 x 0 do PSG.
Na partida de volta, disputada no Parque dos Príncipes, estádio do PSG, o time da casa não deu chances ao adversário e aplicou um sonoro 7 x 0. Barcola, Kvaratskhelia, Vitinha, Doué, Nuno Mendes, Gonçalo Ramos e Mayulu marcaram para o PSG. Final: 10 x 0 no agregado e vaga carimbada nas oitavas de final.
Confira todos os resultados das partidas de volta da fase de playoffs da Champions:
Benfica 3 x 3 Monaco (4 x 3 no agregado) – Benfica classificado
Bayern 1 x 1 Celtic (3 x 2 no agregado) – Bayern classificado
Atalanta 1 x 3 Club Brugge (2 x 5 no agregado) – Brugge classificado
Milan 1 x 1 Feyenoord (1 x 2 no agregado) – Feyenoord classificado
Borussia Dortmund 0 x 0 Sporting (3 x 0 no agregado) – Dortmund classificado
Real Madrid 3 x 1 Manchester City (6 x 3 no agregado) – Real Madrid classificado
PSG 7 X 0 Stade Brestois (10 x 0 no agregado) – PSG classificado
PSV 3 x 1 Juventus (4 x 3 no agregado) – PSV classificado
Confrontos das Oitavas
Os confrontos das Oitavas de final serão definidos por sorteio na próxima sexta-feira (21/02). As equipes que se classificaram entre os oito primeiros na fase liga já estavam garantidos nas oitavas. São elas: Liverpool, Barcelona, Lille, Aston Villa Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Arsenal e Inter de Milão.
Novo formato
Até a temporada 2023/2024, os 36 clubes eram distribuídos em nove grupos de quatro equipes, e os dois primeiros de cada grupo se classificavam diretamente para as oitavas de final.
No novo formato, a primeira fase é disputada em sistema de liga, com pontos corridos, envolvendo as 36 equipes, que jogam oito partidas cada (quatro em casa e quatro como visitante).
A classificação para a fase de mata-mata é dividida em duas partes:
Primeira parte: as equipes que terminarem a primeira fase entre as oito primeiras colocações se classificam diretamente para as oitavas de final.
Segunda parte: do 9º ao 24º colocado, os clubes avançam para uma fase preliminar de mata-mata, chamada de “playoffs”.
Nessa fase, as equipes se enfrentarão em dois jogos, com os times classificados do 9º ao 16º jogando a partida de ida em casa. Os confrontos foram definidos por sorteio.
Por se tratar de uma competição continental, a liga não terá rebaixamento; do 25º ao 36º colocado, os clubes ficarão apenas eliminados da competição.