Raphinha, atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira, vive uma fase brilhante no futebol mundial. Aos 28 anos, o jogador faz uma temporada espetacular, somando até aqui 28 gols e 16 assistências, sendo peça fundamental na campanha do clube na disputa pelos títulos da LaLiga, Champions League e Copa do Rei.
O jornal norte-americano The New York Times publicou uma reportagem destacando a virada na carreira do brasileiro no clube catalão. Contratado em 2022 junto ao Leeds United, da Inglaterra, Raphinha demorou a se firmar, mas explodiu de vez nesta temporada.
“Esta temporada já colocou Raphinha à frente de Romário e Ronaldo em números totais de gols e assistências pelos blaugrana. É verdade que a dupla não permaneceu muito tempo no clube, e a longevidade tem seus méritos. Se mantiver esse nível por mais uma ou duas temporadas, Raphinha começará a se aproximar de nomes como Ronaldinho, Rivaldo e Neymar”, avaliou o artigo.
O jornal também o aponta como um dos principais candidatos à Bola de Ouro — prêmio dado ao melhor jogador do mundo na temporada.
“É claro que o futebol vai além dos números, mas eles contam uma boa parte dessa história. O mesmo vale para a admissão de Raphinha, no mês passado, de que a ideia de conquistar a Bola de Ouro já passou por sua cabeça. Dizer que esta foi sua temporada de estreia pelo Barcelona seria minimizar demais a situação”, completa o texto.
Polêmica recente
Raphinha também foi destaque na mídia internacional após uma polêmica entrevista ao canal do ex-atacante Romário. Antes do clássico contra a Argentina, no dia 25 de março, o camisa 11 prometeu atitude dentro e fora de campo:
“Porrada neles, sem dúvidas. No campo e fora, se for preciso”, disse.
A Seleção Brasileira, no entanto, foi goleada por 4 a 1 pelos argentinos, e o atacante virou alvo de piadas e críticas nas redes sociais, por não ter correspondido à provocação.