O duelo entre Independiente e Universidad de Chile, válido pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, terminou em tragédia fora de campo. A partida, disputada nesta quarta-feira (20/8) na Argentina, foi cancelada no início do segundo tempo após uma violenta confusão nas arquibancadas.
Segundo relatos, o confronto teria começado com torcedores chilenos atirando pedras, cadeiras, bombas e outros objetos contra os argentinos, que reagiram em seguida, ampliando o clima de tensão no estádio.
No momento da paralisação, o placar era de 1 a 1, resultado que ainda garantia vantagem aos chilenos após a vitória por 1 a 0 no jogo de ida.
Na madrugada desta quinta-feira, o presidente do Chile, Gabriel Boric, lamentou os episódios de violência e criticou a Conmebol pela falta de segurança. A entidade confirmou o cancelamento definitivo da partida e informou que seus órgãos judiciais irão decidir qual equipe avançará para enfrentar o Alianza Lima nas quartas de final.
O procedimento será semelhante ao adotado em Colo-Colo x Fortaleza, também interrompido por incidentes nas arquibancadas.
🚨ASÍ EMPEZÓ LA MASACRE‼️ Momento en que dejaron entrar a la Barra de #Independiente a la tribuna visitante para linchar a placer a los hinchas de #UdeChile | #Sudamericana
— XAlertNow (@xalertnow) August 21, 2025
pic.twitter.com/8FdkMQQ97l
Hay que ganar haciendo trampa decía el dt de independiente !
— Nati de La U 💙🌈 LMSY & FB 👩❤️💋👩 (@NatititiDiPalma) August 21, 2025
Que la prensa no te mienta, esto lo empezaron los hinchas de independiente porque con fútbol no ganaban ni de milagro #VamosLaU#UdeChile #CopaSudamericana pic.twitter.com/r5q8FFtfkm
Suspendieron el juego entre El Independiente y la Universidad de Chile, por los Octavos de Final de la Copa Sudamericana 2025 por tremenda bronca.
— lauragarza (@lauragarza) August 21, 2025
Vean estas fotos del gran fotoperiodista deportivo Juan Roncoroni de @EFEnoticias
¿En serio el fútbol es para tanto? pic.twitter.com/1PFOdzJRJz
Esto es de asesino!
— Marcelo Gallardo 🔴⚪ FAN (@GallardoMarcel0) August 21, 2025
Cuentenla como quieran .
Grindetti mandó a la barra de Independiente para atacar a los hinchas de U. De Chile pic.twitter.com/DHzmIFxpVs
🇦🇷🇨🇱 Los hinchas de Independiente que estaban en la popular debajo de los Chilenos, cruzan a la platea del Rojo por orden de la seguridad. pic.twitter.com/PyqiR6yIdP
— 🥊𝕳 BARRAS DEL MUNDO ⚽🍺 (@Barras_LATAM) August 21, 2025
Veja a nota da Conmebol
“A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada.
Ele acrescentou que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi seguido, mas a situação não foi remediada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para posterior apuração.
Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”