PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SAF, tradição e sonho: Entenda o caminho do Athletic até a conquista da vaga na Série B

Por

Siga no

Fernanda Trindade/ Athletic Club

Compartilhar matéria

O Athletic Club, da cidade de São João del Rei, é o mais novo representante da Série B do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão de Aço (apelido da equipe alvinegra), saiu da última divisão do futebol mineiro e, em seis anos, alcançou a segunda divisão nacional.

A trajetória recente da equipe são-joanense começa em 2018, quando o clube voltou a disputar a segunda divisão do Campeonato Mineiro (equivalente à terceira divisão estadual), após 49 anos fora das competições profissionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seu primeiro ano no retorno ao futebol profissional, o Athletic conquistou o acesso, vencendo o Valeriodoce de Itabira na semifinal da Segunda Divisão. Na final, a equipe de São João del Rei perdeu o título nos pênaltis para o Coimbra.

Em 2019, já no Módulo II (equivalente à segunda divisão) do Campeonato Mineiro, o Athletic ficou de fora da fase final da competição estadual.

Para 2020, o Esquadrão de Aço se reforçou e conseguiu se classificar para a fase final do Módulo II. No quadrangular, conquistou o acesso à primeira divisão estadual após empatar com o Betim, jogando fora de casa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na divisão principal do futebol mineiro, em 2021, o Atlético contratou o atacante uruguaio Loco Abreu, que teve passagens por Grêmio e Botafogo. A contratação deu ao clube repercussão nacional, mas, em campo, o jogador não correspondeu às expectativas e não marcou nenhum gol. O Atlético terminou o Campeonato Mineiro em oitavo lugar, classificando-se para o Troféu Inconfidência, mas foi eliminado nas semifinais pela URT.

Antes do início da temporada de 2022, o Atlético se transformou em SAF. O clube vendeu 49% de suas ações para a empresa V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira. Ainda em 2022, o Atlético contratou o atacante Ricardo Oliveira, em mais uma tentativa de se destacar no mercado. No Campeonato Mineiro, a equipe se classificou para as semifinais, garantindo vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2023. No mata-mata, foi eliminado pelo Cruzeiro.

Ainda em 2022, o Esquadrão de Aço conquistou o título do Interior do Campeonato Mineiro, vencendo a Caldense nos pênaltis.

Em 2023, o clube iniciou a temporada com a contratação de Sassá, ex-atacante do Cruzeiro. Logo no início, o Athletic venceu a Recopa Mineira, disputa entre os vencedores do Troféu Inconfidência e do Interior. No Campeonato Mineiro, avançou até as semifinais, mas foi eliminado pelo Atlético. Na Copa do Brasil, caiu para o Brasiliense, jogando em São João del Rei. Pela Série D do Campeonato Brasileiro, o Athletic conseguiu o acesso à Série C, após terminar a primeira fase com a terceira melhor campanha geral, eliminando Brasiliense, Camboriú e Bahia de Feira no mata-mata.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2024, o Athletic ficou fora das semifinais do Campeonato Mineiro e disputou o Troféu Inconfidência, sagrando-se campeão ao vencer o Pouso Alegre.

Em agosto, o Athletic passou por uma mudança em seu SAF. Um dos principais investidores, Vinícius Diniz, deixou o Conselho de Administração e o controle da Futbraz, que foi vendido a novos investidores. A nova controladora da SAF passou a ser a F&P Gestão Esportiva.

Fábio Mineiro, precursor do projeto do Athletic, assumiu a presidência da SAF, com Pierre Fernandes como sócio. Os valores da negociação não foram divulgados. A nova distribuição acionária é a seguinte, com a troca do controle da Futbraz pela F&P Gestão Esportiva:

  • 59,5% – F&P Gestão Esportiva

  • 21,5% – Tiberis Holding (grupo italiano)

  • 7% – Construtora Felipão

  • 7% – Família Lago de Minas

  • 5% – Club Atlhetic (associação)

O acesso à Série B do Campeonato Brasileiro foi confirmado apenas na última rodada da segunda fase da Série C. Em São João del Rei, o Athletic venceu o Londrina por 2×1, garantindo sua vaga na segunda divisão nacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O clube, que é o terceiro mais antigo de Minas Gerais, atrás apenas de Atlético e Villa Nova, chegou a uma etapa da elite nacional em apenas seis anos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Em jogo alucinante, Brasil vence a Itália e assume liderança da VNL Feminina

F1: Veja o grid de largada para o GP de Mônaco com Antonelli na pole e Bortoleto em 16°

Guto Miguel é campeão juvenil em Paris e assume o topo do ranking mundial

Brasil leva ‘susto’, mas vence Holanda na estreia da VNL Feminina

João Fonseca luta, mas perde para Menšík e dá adeus a Roland Garros

Após queda de Djokovic, Roland Garros terá campeão inédito em 2026

Últimas notícias

Israel promete retaliação após Irã lançar mísseis em meio à escalada de tensão no Oriente Médio

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Após incêndio em garagem, frota reserva será usada para manter circulação dos ônibus em BH

Eriksen volta a desmaiar em campo, e amistoso entre Dinamarca e Ucrânia é encerrado

Cruzeiro se acerta com Racing por Gabriel Rojas

Moradores e funcionários ajudaram a salvar ônibus de incêndio que destruiu garagem no Dom Cabral: ‘parecia um inferno’

Wesley faz forte desabafo após ser cortado da Copa do Mundo 

VÍDEOS: Fumaça de incêndio no Dom Cabral é vista de diferentes pontos de BH

Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge garagem de ônibus em BH