Samir Xaud foi eleito na manhã deste domingo (25/5) presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para mandato até 2029. O médico assume a gestão da CBF após a queda de Ednaldo Rodrigues.
Dirigente da federação de Roraima, Xaud liderou chapa única para o pleito, e recebeu 103 votos dentre os 46 eleitores presentes na assembleia eleitoral ocorrida na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, disse Xaud, em seu primeiro discurso como mandatário.
O dirigente sinalizou ainda que reorganização do calendário e a implantação do fair play financeiro estão entre as prioridades da sua gestão. Xaud anunciou também que os campeonatos estaduais vão ter 11 datas a partir de 2026.
Além do presidente e os oito vices, a eleição também definiu os novos nomes do Conselho Fiscal. Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa serão membros efetivos, enquanto os membros suplentes serão Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.