Ao vivo
98 Dá o Play

Deputada aciona STF e pede afastamento do presidente da CBF

Siga no

Daniela do Waguinho pede afastamento de presidente da CBF ao Supremo (Foto: Reprodução/CBF)

O mês de maio mal começou e a situação de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, se complicou. Isso porque a deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho, pediu nesta segunda-feira (5/5), ao Supremo Tribunal Federal, o afastamento do presidente e também a reabertura da ação que questionava o processo eleitoral da entidade, que elegeu Ednaldo. Em fevereiro, a ação havia sido encerrada.

A petição foi apresentada no mesmo processo do Supremo Tribunal Federal que tem como relator o ministro Gilmar Mendes. Foi o ministro quem devolveu Ednaldo à presidência da CBF, em janeiro de 2024, por meio de uma liminar.

A petição da deputada tem como base a suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, no acordo mais recente envolvendo dirigentes da CBF, considerado crucial para a estabilidade política da instituição.

O que diz a CBF

Por meio de nota, a entidade ressaltou que ainda não teve acesso formal ao laudo pericial e classificou as notícias sobre o pedido como uma tentativa de “espetacularização” do processo.

Ainda no comunicado, a CBF enfatizou que os atos relacionados ao acordo foram, segundo a entidade, conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados.

A confederação ainda afirmou que confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam.

Confira a nota da CBF na íntegra abaixo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.

Confederação Brasileira de Futebol

Siga no

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Torcida escolhe: Dudu usará a 92 no Atlético

‘Nossa relação é incrível’, afirma Gabigol sobre Leonardo Jardim no Cruzeiro

‘Vale a vida’: saiba onde assistir Cruzeiro x Mushuc Runa

Histórico: em jogo com duas viradas, Inter vence o Barcelona e vai à final da Champions

Segundo publicações, a saída de Ancelotti do Real Madrid será oficializada após o clássico contra o Barcelona

Meio-campo Miguelito é suspenso preventivamente pelo STJD

Últimas notícias

IEF apura acampamento e travessia ilegais do grupo Legendários em área protegida em Minas Gerais

Minas vai receber mais doses de vacina contra a dengue na próxima semana; BH tem estoques zerados

Missa de abertura do conclave: brasileira lê, em português, a Oração Universal; conheça

O vergonhoso analfabetismo funcional brasileiro

Cemig realiza leilão de imóveis na região Central de BH

Olímpiada internacional de química começa hoje na UFMG com estudantes de 40 países

BH registra sensação térmica de 3ºC nesta quarta-feira

Anvisa alerta para risco de falso negativo em testes rápidos de malária

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões