Deputada aciona STF e pede afastamento do presidente da CBF

Siga no

Presidente afastado da CBF pede que Justiça não reconheça decisão do TJ-RJ (Foto: Reprodução/CBF)

Compartilhar matéria

O mês de maio mal começou e a situação de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, se complicou. Isso porque a deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho, pediu nesta segunda-feira (5/5), ao Supremo Tribunal Federal, o afastamento do presidente e também a reabertura da ação que questionava o processo eleitoral da entidade, que elegeu Ednaldo. Em fevereiro, a ação havia sido encerrada.

A petição foi apresentada no mesmo processo do Supremo Tribunal Federal que tem como relator o ministro Gilmar Mendes. Foi o ministro quem devolveu Ednaldo à presidência da CBF, em janeiro de 2024, por meio de uma liminar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A petição da deputada tem como base a suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, no acordo mais recente envolvendo dirigentes da CBF, considerado crucial para a estabilidade política da instituição.

O que diz a CBF

Por meio de nota, a entidade ressaltou que ainda não teve acesso formal ao laudo pericial e classificou as notícias sobre o pedido como uma tentativa de “espetacularização” do processo.

Ainda no comunicado, a CBF enfatizou que os atos relacionados ao acordo foram, segundo a entidade, conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados.

A confederação ainda afirmou que confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam.

Confira a nota da CBF na íntegra abaixo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.

Confederação Brasileira de Futebol

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Sub-17 vira esperança no Galo enquanto sub-20 luta contra o rebaixamento

Atlético tem menos derrotas entre os clubes da Série A em 2025

América recebe sondagens pelo atacante Renato Marques, que está fora dos planos

Atlético mira Juan Portilla e Tomás Molina: ‘vasculhar o mercado sul-americano’

Veja 10 jogadores do Brasileirão que podem assinar pré-contrato a partir desta terça (1º/7)

Felipe Neto paga R$ 97 mil em camisa usada por atacante do Botafogo no Mundial

Últimas notícias

Lula sai em defesa de Haddad e compara gestão atual com a de Guedes

Minas Gerais tem saldo positivo na geração de empregos em maio

Acidente com carreta e três carros causa lentidão na BR-040

Rumo da conversa: WhatsApp para de funcionar em alguns aparelhos, saiba quais

COP 30 já tem mascote e é um defensor da floresta; saiba quem é ele

Mais uma chance: Serasa prorroga feirão de negociação para quem precisa quitar dívidas

Um novo site para seu negócio! Associe-se agora à CDL/BH e receba uma consultoria para impulsionar sua empresa

Novas regras do Pix: entenda o que muda

Mais agilidade, mais vendas! Consultoria desenvolve cardápio digital interativo sem custos para associados CDL/BH