Ronaldo desabafa após retirar candidatura à CBF: ‘O sistema não deixa entrar’

Siga no

Ronaldo revela motivo de desistência da presidência da CBF (Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhar matéria

Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, era postulante à presidência da CBF. Contudo, o ex-jogador retirou sua candidatura por não ter apoio para seguir no pleito. Pela primeira vez, Ronaldo falou sobre o tema.

“O sistema realmente não deixa ninguém entrar. Tanto que, historicamente, a CBF nunca teve uma eleição com dois candidatos. Sim, é sempre aclamação. É. Quem está no poder elege, se reelege ou elege o sucessor”, afirmou Ronaldo em entrevista ao Charla Podcast, nesta sexta-feira (21/03).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As eleições na CBF têm um formato em que o colégio eleitoral é composto pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três; pelos 20 clubes da Série A (peso dois); e pelos 20 clubes da Série B (peso um).

Ronaldo chegou a procurar todas as federações estaduais, mas, segundo o ex-jogador, todas elas responderam de forma semelhante, por meio de um comunicado que destacava a atual gestão de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e refutava a pré-candidatura do ex-camisa 9, campeão do mundo pela Seleção.

O ex-jogador ainda comentou sobre os motivos que o levaram a considerar a candidatura ao mais alto cargo diretivo do futebol brasileiro. “A minha decisão de querer me candidatar, a minha vida foi dentro do futebol. Minha vida é o futebol. Eu faço tudo pelo futebol. Sou apaixonado pelo futebol e me sentia no dever de tentar melhorar o futebol brasileiro e ajudar com o que eu tinha a oferecer. Fui. Minha família, meus filhos, minha esposa, ninguém queria que eu entrasse nessa. Mas falei: ‘Cara, eu tenho que tentar, eu tenho que tentar”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Contudo, por meio de um comunicado postado em suas redes sociais, no dia 12 de março, sem apoio, Ronaldo confirmou sua desistência da candidatura à CBF.

Candidatura única de Ednaldo

Com a desistência de Ronaldo, Ednaldo foi o único a registrar chapa, na última quarta-feira, contando com o apoio das 26 federações estaduais e da do Distrito Federal, além de 13 clubes da Série A e outros 13 da Série B. O prazo para candidatura se encerrou nesta quarta. O mandato será válido de março de 2026 a março de 2030.

O atual presidente ocupa o cargo desde 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo, quando assumiu como interino. Em 2022, foi eleito de forma efetiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Atlético x Santos: concorra a um par de ingressos para a partida deste domingo

Classificação do Cruzeiro contra o Atlético foi de ‘controle absoluto’, diz Cabido

Matheus Pereira repete provocação histórica e imita galinha após vitória sobre o Atlético

Ao lado de Kaio Jorge, Bolasie volta a provocar Atlético com frango frito: ‘Hora de jantar’

Lucas Silva comemora classificação do Cruzeiro às semifinais e alfineta o Atlético

‘Recolher os cacos’: Gustavo Scarpa projeta futuro do Atlético após eliminação na Copa do Brasil

Últimas notícias

Condenação de Bolsonaro e aliado: quais os próximos passos?

Prisão, perda de patente: entenda próximos passos após condenação

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Batida entre caminhões trava trânsito na BR-040 no sentido Sete Lagoas

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Estradas federais: o labirinto da incompetência

Oratória: ninguém começa pronto

De onde vem o dinheiro? Do latim ao bolso de hoje

MP denuncia assassino confesso de gari e pede indenização aos familiares