Ronaldo desabafa após retirar candidatura à CBF: ‘O sistema não deixa entrar’

Siga no

Ronaldo revela motivo de desistência da presidência da CBF (Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhar matéria

Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, era postulante à presidência da CBF. Contudo, o ex-jogador retirou sua candidatura por não ter apoio para seguir no pleito. Pela primeira vez, Ronaldo falou sobre o tema.

“O sistema realmente não deixa ninguém entrar. Tanto que, historicamente, a CBF nunca teve uma eleição com dois candidatos. Sim, é sempre aclamação. É. Quem está no poder elege, se reelege ou elege o sucessor”, afirmou Ronaldo em entrevista ao Charla Podcast, nesta sexta-feira (21/03).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As eleições na CBF têm um formato em que o colégio eleitoral é composto pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três; pelos 20 clubes da Série A (peso dois); e pelos 20 clubes da Série B (peso um).

Ronaldo chegou a procurar todas as federações estaduais, mas, segundo o ex-jogador, todas elas responderam de forma semelhante, por meio de um comunicado que destacava a atual gestão de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e refutava a pré-candidatura do ex-camisa 9, campeão do mundo pela Seleção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ex-jogador ainda comentou sobre os motivos que o levaram a considerar a candidatura ao mais alto cargo diretivo do futebol brasileiro. “A minha decisão de querer me candidatar, a minha vida foi dentro do futebol. Minha vida é o futebol. Eu faço tudo pelo futebol. Sou apaixonado pelo futebol e me sentia no dever de tentar melhorar o futebol brasileiro e ajudar com o que eu tinha a oferecer. Fui. Minha família, meus filhos, minha esposa, ninguém queria que eu entrasse nessa. Mas falei: ‘Cara, eu tenho que tentar, eu tenho que tentar”, finalizou.

Contudo, por meio de um comunicado postado em suas redes sociais, no dia 12 de março, sem apoio, Ronaldo confirmou sua desistência da candidatura à CBF.

Candidatura única de Ednaldo

Com a desistência de Ronaldo, Ednaldo foi o único a registrar chapa, na última quarta-feira, contando com o apoio das 26 federações estaduais e da do Distrito Federal, além de 13 clubes da Série A e outros 13 da Série B. O prazo para candidatura se encerrou nesta quarta. O mandato será válido de março de 2026 a março de 2030.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O atual presidente ocupa o cargo desde 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo, quando assumiu como interino. Em 2022, foi eleito de forma efetiva.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Com gol de Matheus Pereira em cobrança de falta, Cruzeiro vence o São Paulo no Mineirão

Alvo do Cruzeiro, equatoriano Keny Arroyo faz post enigmático e anima torcida celeste

Em boa fase, Fabrício Bruno tem contrato renovado com o Cruzeiro até 2030

Cruzeiro paga R$ 10 milhões em multa pela contratação de Kauã Moraes, do Athletico PR

Torcida do Atlético faz campanha contra Pedro Caixinha

Gabigol 29 anos: Flamengo relembra trajetória vitoriosa do atleta, que se declara ao ex-clube

Últimas notícias

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro e julgamento de Bolsonaro

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

BH tem previsão de pancadas fortes de chuva até manhã deste domingo

Corpo de Luis Fernando Verissimo é velado na Assembleia do RS

Há seis anos, programa de voluntariado transforma vidas em Minas

Dois Pedros na mira: Atlético avalia Caixinha e Martins como opções para assumir o time

BH tem noite de chuva acima da média e supera volume esperado para todo o mês de agosto