O técnico do Cruzeiro, Jonas Urias, de 36 anos, concorre ao título de melhor técnico do mundo. Ele é finalista na categoria de futebol feminino da Federação Internacional de Futebol (IFFHS).
A IFFHS promove anualmente uma votação para eleger os melhores do futebol mundial em diferentes categorias. Os rankings levam em conta o desempenho dos atletas e clubes ao longo do ano, de janeiro a dezembro. A escolha dos melhores técnicos do mundo é feita por membros da IFFHS (jornalistas esportivos e especialistas) de 120 países. Os resultados serão divulgados após o dia 10 de dezembro de 2025.
Urias chegou a Belo Horizonte em 2023, quando deixou a Seleção Brasileira sub-20 e passou a comandar o time das Cabulosas.
O Cruzeiro é o único clube feminino brasileiro com representante na lista. Outra brasileira indicada é Tatiele Silveira, treinadora do Colo-Colo, no Chile.
Este ano, o Cruzeiro vive uma das temporadas mais marcantes de sua história no futebol feminino. A equipe alcançou o vice-campeonato brasileiro, garantindo sua melhor campanha desde a criação da modalidade no clube.
O desempenho também rendeu uma conquista inédita: a classificação para a Copa Libertadores de 2026, que marcará a estreia das Cabulosas no torneio continental. Além disso, elas também seguem em busca do tetracampeonato mineiro: o terceiro título consecutivo.
As finais contra o América-MG já têm datas definidas: o primeiro jogo será neste sábado (15/11), com mando do América, e a decisão ocorre no sábado seguinte (22/11), sob o comando das Cabulosas.
Na atual temporada, o comandante dirigiu o time em 31 partidas, conquistando 19 triunfos, oito empates e sofrendo apenas quatro reveses. O rendimento supera a marca de 61% de aproveitamento.
*Estagiária sob supervisão do coordenador Roberth Costa
