A 98News está com estúdio móvel no BH Shopping acompanhando todos os bastidores da 34ª edição do Minas Trend, que acontece até quinta-feira (23). Com uma cobertura multiplataforma — rádio, redes sociais e YouTube —, a emissora tem revelado os novos movimentos da moda mineira e o impacto econômico do evento que marca o calendário nacional do setor.
A programação do evento conta com palestras e painéis sobre comportamento de consumo e estratégias de varejo. A empresária e consultora com mais de 20 anos de experiência no segmento de moda Janaína Ortiga, em sua participação, ressaltou a importância da gestão para os negócios do setor.
“A moda é muito gostosa de trabalhar, muito glamourosa. Então, muitas vezes, as pessoas começam a empreender e não se atentam à gestão. Eu digo sempre que a loja, ela é um negócio como qualquer outro. Precisa de estudo, gestão financeira, de pessoas, de marketing. Infelizmente, ainda não temos um amadurecimento nesse sentido neste mercado. Por isso, falamos em roteiro para ter um negócio lucrativo”, observa a especialista.
No mesmo eixo de profissionalização dos negócios, o consultor Leonardo Siqueira, da Hangar Consultoria, analisou as mudanças na jornada de compra. Segundo ele, o consumidor já não segue mais um roteiro linear. Ele pesquisa, compara, compartilha e decide com base em valores. Por isso, o lojista deve estar atento aos detalhes no mix de produtos e também no ponto de venda.
“Não estamos em um mercado em crise. Estamos em um mercado em transformação. E a adaptação é necessária e precisa passar por um bom abastecimento. Então, a curadoria de compras é essencial, que vai além do simplesmente gostar ou não gostar do produto. Além disso, é fundamental se preocupar com a apresentação do produto no ponto de venda, com um bom visual merchandising”, expôs o consultor.
Assista à entrevista completa com Leonardo Siqueira:
Entre os expositores, a designer Lázara Ferreira, da marca de acessórios autorais Lázara Design, celebrou a divisão entre o pedido e a pronta-entrega. “Para o acessório, a pronta-entrega é muito importante. A nossa mercadoria é 70% autoral, então, você pode levar. Tenho um colar de pérolas que eu faço há mais de 20 anos. Sempre que penso em parar de fazer ele, recebo pedidos. A China até copiou, mas o nosso é diferenciado”, destaca a empreendedora.
Para o presidente do Sindijoias/Ajomig, Murilo Graciano, o Minas Trend é um evento consolidado, muito importante para o setor e estão estimados entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões em vendas em joias e bijuterias nesta 34ª edição. Além disso, Graciano detalha o trabalho que é feito pela entidade. “O nosso sindicato dá oportunidades aos associados de se capacitar em cursos de gestão. Também trazemos estudo de mercado para mostrar o que está à frente deles para que possam materializar nos produtos essa trilha de capacitação”.
O presidente da Associação Mineira das Empresas de Moda (AMEM), Rafael Paes, também sócio da marca Isa Paes, reforçou a importância da união do setor. “Acreditamos muito na marca Minas Trend, na FIEMG, e também no coletivo. Por isso, na AMEM, focamos muito em treinamentos e palestras para que nossos associados possam se especializar e transformar isso em negócios.”
A 98News também acompanhou o ciclo de conhecimento, que trouxe nomes como Maria Eduarda Veríssimo, pesquisadora e editora do Start da WGSN, com uma palestra sobre posicionamento de marca e comunicação estratégica.
“Hoje, a autenticidade é o diferencial. Pequenas e médias empresas precisam se comunicar com clareza e propósito para conquistar seu espaço no mercado”, pontuou.
Maria Eduarda também falou sobre a ascensão da moda conservadora no Brasil.
Acompanhe no vídeo:
O empresário e joalheiro Manoel Bernardes, que também palestrou no evento, destacou a adaptação que é necessária aos novos tempos. “O comportamento do consumidor mudou muito em cinco décadas, desde a nossa fundação. A sociedade é móvel, mutante, e nós procuramos acompanhar essa transformação mantendo a nossa identidade. Nosso DNA é muito claro: somos uma empresa de Minas Gerais, que faz joias autorais, contemporâneas, feitas com gemas brasileiras. Somos fiéis às tradições, aos valores, mas sempre atentos às mudanças”, expõe Manoel.
Durante os três dias de feira, a cobertura da 98News tem mostrado que o Minas Trend é muito mais do que um evento de moda: é um espelho da economia criativa de Minas Gerais.