A Associação Mineira de Municípios (AMM) tem novo comando. O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, foi eleito nesta sexta-feira (4/4), em votação marcada pelo clima quente na sede na entidade, em Belo Horizonte.
Falcão foi eleito presidente da AMM por 361 votos, na disputa com o atual presidente da AMM, Marcos Vinícius Bizarro, ex-prefeito de Coronel Fabriciano, que teve 288 votos. Ao todo, 649 prefeitos votaram.
O pleito ocorreu em meio a um desentendimento ao longo do dia e críticas relacionadas à lentidão da votação. O problema é que vários prefeitos chegaram mais cedo para a eleição, que estava marcada para as 10h. Enquanto o pleito não começava, eles se acumularam no saguão da entidade, e reclamaram da demora e do calor.
Durante os meses de campanha, a candidatura de Marcos Vinícius Bizarro enfrentou resistência entre os prefeitos. Após dois mandatos, em 2025, Bizarro deixou de ser prefeito de Coronel Fabriciano para dar lugar a Sadi Lucca (PL), seu indicado para o cargo.
A AMM representa 818 prefeitos filiados, abrangendo mais de 95% das cidades de Minas Gerais.
Favoritismo confirmado
O resultado da eleição da AMM confirmou o favoritismo do prefeito de Patos e as indicações feitas pelo levantamento das intenções de votos do Instituto IA Pesquisas, realizado entre os dias 21 a 28 de março.
A pesquisa sinalizou a liderança de Falcão, com 45,87%, enquanto Marcos Vinícius apareceu com 35,32%. Foram consultados 806 prefeitos, sendo que 218 responderam.
Parabéns de Zema
O governador do estado, Romeu Zema, parabenizou o Luís Eduardo Falcão pela vitória no pleito. Por meio de tuíte no X, antigo Twitter, Zema disse que acredita que a nova direção da entidade será comprometida com as cidades mineiras.
Parabenizo o novo presidente @falcaopatos, diretores e conselheiros eleitos da Associação Mineira de Municípios (@AMM_MG). Não tenho dúvidas que a nova Direção estará comprometida com o desenvolvimento econômico e social das 853 cidades mineiras.
— Romeu Zema (@RomeuZema) April 4, 2025