A Prefeitura de Belo Horizonte amplia, a partir desta terça-feira (22), a vacinação contra hepatite A. Serão imunizados os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além de pessoas que tiveram contato com casos positivos da doença, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A aplicação será feita em unidades de saúde específicas, com a distribuição de 3 mil doses recebidas para esse público. O esquema vacinal inclui uma ou duas doses, dependendo da condição de cada pessoa e da comprovação vacinal. Os endereços dos locais de vacinação podem ser conferidos aqui.
Quem pode se vacinar
Usuários de PrEP
- Todos os usuários da PrEP devem ser vacinados, independentemente de terem tido contato com alguém infectado.
- Para quem faz o acompanhamento pelo SUS, a vacinação será preferencialmente no mesmo Serviço de Atenção Especializada (SAE).
- Quem retira a PrEP em unidades de atenção primária ou serviços privados poderá se vacinar no mesmo local.
Contactantes de casos confirmados
- A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está entrando em contato com pessoas que tiveram relação sexual ou conviveram na mesma casa com casos confirmados de hepatite A.
- O rastreamento busca identificar contatos dentro do período de transmissão e avaliar a necessidade da vacina.
- A aplicação das doses será feita nas unidades indicadas, após contato prévio da equipe de saúde.
Aumento nos casos em 2024 e 2025
Em Belo Horizonte, o número de casos confirmados de hepatite A saltou nos últimos anos:
- 8 casos em 2023;
- 176 casos em 2024;
- 73 casos no primeiro trimestre de 2025.
Por isso, além da vacinação, a Prefeitura mantém o monitoramento ativo de casos suspeitos e confirmados, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde. O contato com as pessoas monitoradas está sendo feito por telefone ou e-mail.
Calendário infantil e outras indicações da vacina
A vacina contra a hepatite A já faz parte do calendário infantil de rotina, sendo aplicada em uma dose aos 15 meses de idade (com possibilidade de uso entre 12 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias).
Além disso, a imunização está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para pessoas acima de 1 ano com condições como:
- Hepatopatias crônicas;
- Coagulopatias;
- HIV;
- Imunossuprimidos;
- Fibrose cística;
- Doenças de depósito;
- Trissomias;
- Candidatos ou doadores de órgãos;
- Hemoglobinopatias.
Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou o monitoramento da hepatite A em Belo Horizonte, o contato pode ser feito pelo telefone: (31) 3246-5036.
Com PBH