‘Belo Horizonte ficou parada no tempo, mas estamos virando essa página’, diz prefeito Álvaro Damião

Siga no

Álvaro Damião falou sobre o assunto durante coletiva sobre lançamento do Cras Cabana (Guilherme Alves/Rede 98)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, afirmou que a capital mineira começa a recuperar protagonismo perdido nos últimos anos em áreas como economia, eventos e atração de empresas.

Damião falou nesta quarta-feira (9/7) sobre a necessidade de um novo modelo de cidade, envolvendo reformas na legislação, incentivos fiscais e fortalecimento do ambiente de negócios. Segundo ele, a proposta passa por uma construção coletiva com a população e o Legislativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O prefeito não é dono da cidade. Ele não vai chegar lá e vai mudar a cidade. Não, a gente abre uma discussão. O prefeito abre uma grande discussão na cidade, né? Sabendo da responsabilidade que a partir do momento que vem da cabeça do prefeito, é uma responsabilidade muito maior.”

‘BH perdeu espaço’

Damião afirmou que a proposta de transformação tem sido bem aceita pela sociedade e reconheceu que Belo Horizonte ficou para trás em relação a outras grandes capitais.

“Hoje a população quer, a população entende, assim como o prefeito, que Belo Horizonte ficou durante um bom tempo, parada no tempo. Perdendo espaço para as outras grandes capitais do Brasil”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Isso em todos os níveis de espaço. Tudo que você imaginar. É evento, é empresa, empresários de Belo Horizonte que tiraram suas empresas daqui para levar para São Paulo, para Campinas, para o Rio de Janeiro”, continuou o prefeito.

Segundo ele, o objetivo agora é reverter esse cenário. E isso exige planejamento, ajustes na legislação e medidas estruturais para atrair investimentos e movimentar a economia.

“Todos esses essas perdas que Belo Horizonte teve nos últimos anos, a gente vai recuperar. E para a gente recuperar isso, a gente tem que abrir um novo modelo para a cidade. Esse modelo é para construção, esse modelo é de ISS, esse modelo é para receber grandes eventos na capital.”

Propostas em diálogo com a Câmara

O prefeito ressaltou que as propostas que serão enviadas à Câmara Municipal já vêm sendo construídas em diálogo com o Legislativo e com o setor produtivo.

“Nós estamos fazendo todo um planejamento para quando a gente for levar para a Câmara, a gente leva uma coisa só e com uma aprovação já bem próxima de acontecer. Não é para poder levar uma coisa que vai criar um fantasma dentro da cidade. Não, a nossa ideia não é essa.”

Damião disse que há um ambiente favorável à aprovação das mudanças propostas.

“Tenho certeza absoluta que quando a gente apresentar as propostas que a gente tem para apresentar para a cidade, para a Câmara de Vereadores, a gente terá a aprovação da Câmara, porque ela também sente que Belo Horizonte está parada no tempo, ou pelo menos ficou parada no tempo.”

‘Contra números, não há argumento’

O prefeito comemorou dados positivos da geração de emprego formal em Belo Horizonte. Segundo ele, a capital liderou a criação de vagas com carteira assinada entre as cidades do Sudeste no último mês.

“Hoje saiu uma pesquisa… Belo Horizonte é a capital que mais assinou carteira de trabalho no mês passado. De todas as capitais do Sudeste brasileiro. Então mostra que a gente tá no caminho certo.”

“E isso tá começando só, não é com discurso do prefeito, porque eu não venho aqui discurso e vou embora. Eu venho aqui discurso e sendo secretário para eu poder viabilizar.”

‘Empresários voltaram a acreditar’

Damião também mencionou que empresários têm demonstrado confiança nas mudanças promovidas pela atual gestão. “Todo lugar que eu vou, todos falam a mesma coisa. Falam: ‘Tá dando gosto empreender na sua cidade. Nós estamos acreditando em você.’ E o número agora é a prova disso. Porque contra o número não há argumento.”

“Belo Horizonte cresceu mais do que qualquer capital do Sudeste, inclusive São Paulo, que é a principal capital do Brasil, não é do Sudeste, do Brasil”, disse o prefeito.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

BH terá novo Cras no Cabana; obra de R$ 1,2 milhão deve atender até 6 mil famílias

Ranking 2025 revela as maiores mineradoras do mundo em receita; confira lista completa

Retrofit avança em BH: prédio histórico no Centro será transformado em moradia

O futuro do trabalho: e se o CEO fosse a única pessoa da empresa?

O legado mais poderoso de Papa Francisco

Como criar metas financeiras que você realmente vai cumprir

Últimas notícias

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti é condenado a prisão por fraude fiscal

Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

Quase 60 milhões de brasileiros vivem com menos de R$ 665 por mês

Belo Horizonte, a capital do descaso

Nova onda protecionista dos EUA expõe urgência da abertura comercial brasileira

Terra pode ter o dia mais curto do ano nesta quarta-feira; entenda

Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Trump fala de tarifa sobre cobre e abala bolsas globais

Com Arana, mas sem Patrick e Vera, Galo faz treino aberto de olho no Bahia