O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, voltou a aparecer entre os destaques do setor aéreo internacional em 2025. O terminal integra o top 10 mundial de pontualidade na categoria de aeroportos de média escala, segundo o OTP Report, levantamento anual divulgado pela Cirium, empresa especializada em dados e análises da aviação.
O ranking considera aeroportos que recebem entre 15 e 25 milhões de passageiros por ano. Dentro desse recorte, Confins registrou índice de 83,57% de pontualidade nas decolagens, a partir da análise de 113.857 voos ao longo do período avaliado.
A liderança global ficou com o Panama City Tocumen International Airport, que alcançou 93,34% de decolagens no horário em mais de 148 mil voos. Na segunda colocação aparece o Aeroporto Internacional de Brasília, com índice de 88,36%. O Brasil também marca presença com o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em sexto lugar, e com Viracopos, em Campinas, na oitava posição.
De acordo com a Cirium, o levantamento é baseado em critérios técnicos e na análise detalhada de dados operacionais, sendo utilizado como referência para avaliar o desempenho de aeroportos e companhias aéreas em todo o mundo. Para a administração do terminal mineiro, o resultado reflete um processo contínuo de aprimoramento das operações.
“O ranking da Cirium é uma referência global, baseada em critérios rigorosos de análise de dados. O resultado indica que estamos avançando, com foco na eficiência operacional e na experiência do passageiro, em conjunto com as companhias aéreas”, afirmou o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.
