Empresas serão convocadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para operar as patinetes na cidade. Nesta terça-feira, testes de segurança estão sendo realizados com funcionários do Executivo Municipal e também por moradores que passam pelo Centro da cidade.
O objetivo do teste, que acontece na Rua Goiás, entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral, é avaliar, na prática, as condições de operação e segurança para a circulação das patinetes em vias públicas.
Liliana Hermont, Diretora de Planejamento Estratégico e Inovação da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte, explica que as novas patinetes elétricas são mais seguras do que as que circulavam na capital há cerca de dez anos.
“As patinetes já são uma realidade em diversas capitais. É mais moderna, mais segura e mais confortável do que as patinetes que operaram aqui há cerca de dez anos. A prefeitura está realizando testes com os empregados da mobilidade urbana”, disse.
Segundo ela, empresas serão convocadas na próxima etapa. “O chamamento público deve definir as regras para a operação em Belo Horizonte. Elas serão fundamentadas na regulamentação federal que é a resolução do Conselho Nacional de Trânsito”, explicou.
Liliana alerta que os capacetes não são obrigatórios no uso do equipamento, mas que o equipamento de proteção é recomendável para aumentar as condições de segurança.