Belo Horizonte pode ganhar um corredor exclusivo para motos em breve

Por

João Henrique do Vale

Siga no

Em fevereiro deste ano, mais de 1,4 mil motociclistas foram hospitalizados na rede pública de BH

Motivada pela alta de acidentes envolvendo motocicletas em Belo Horizonte, a Prefeitura da Capital Mineira  estuda medidas para reduzir as ocorrências com as motos. Entre elas, estão as faixas exclusivas. Há no Orçamento da administração municipal recursos reservados para a implementação. Porém, não há previsão para o projeto ser colocado em vigor.

Estão em andamento estudos para avaliar os modelos utilizados em outras cidades, como Betim e São Paulo, e também uma análise da realidade do município. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão que tem a prerrogativa de autorizar a medida, também já recebeu um ofício do Executivo Municipal. Não há, entretanto, um prazo definido para início da operação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A Superintendência de Mobilidade do Município Belo Horizonte (Sumob) já está em contato com a Senatran para tratar da possibilidade de implantar faixas exclusivas para motocicletas em algumas vias de Belo Horizonte. Mas, para isso, serão necessárias análises e pesquisas, já em andamento, em que serão avaliados, entre outros fatores, os modelos adotados em outras cidades, como São Paulo, e os resultados alcançados com observações da realidade local. Ainda não há previsão para conclusão desses estudos”, explica a PBH.

Acidentes impactam cofres públicos

Os acidentes envolvendo motociclistas vêm causando impacto no Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.  Em fevereiro deste ano, mais de 1,4 mil motociclistas foram hospitalizados na rede pública. A Secretaria Municipal de Saúde estuda ampliar a capacidade de cirurgias ortopédicas de urgência devido à alta.

Corredor exclusivo na Grande BH

Na Grande BH, a faixa exclusiva para motos já está em fase de implantação. Em Betim, o chamado Corredor Azul está sendo construído na Avenida Edimeia Matos Lazzarotti, do entroncamento com a Avenida Amazonas até a Praça do Encontro. O trecho inicial contará com três quilômetros de extensão e passará por três cruzamentos semaforizados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Siga no

João Henrique do Vale

Jornalista formado em Comunicação Social pela UNA e pós-graduado em Comunicação em Saúde pela ESP-MG. Trabalhou por 10 anos no Jornal Estado de Minas. Com passagens, também, pela TV Horizonte e Rádio Inconfidência.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Juliano Lopes explica medidas para melhorar a mobilidade urbana em BH

Fernanda Altoé: ‘O que lota o nosso plenário é decidir quem vai usar qual banheiro’

‘A população vai ter a sensação de melhoria da mobilidade’, afirma procurador-geral de Minas

Dia do Carrinho de Rolimã terá programação especial em BH

Prefeito de Nova Lima detalha projeto da Alça do Belvedere para desafogar trânsito

Mulher é puxada pelo pescoço e tem colar roubado em restaurante de BH

Últimas notícias

(NÃO PUBLICAR) Produção de aço bruto cai em Minas Gerais pela 2ª vez seguida em 2025

Concorra a ingressos: 22ª Festa Junina do Rotary Club Barro Preto

Tottenham é campeão da Europa League após 17 anos sem títulos!

Secretário americano admite ‘grande possibilidade’ de sanções contra Moraes

Alckmin celebra o livre comércio no BRICS: ‘o caminho é o diálogo’

Fiemg inaugura novo centro de treinamento da indústria em Betim

Lula diz que MP do setor elétrico vai garantir liberdade para consumidor e ‘justiça tarifária’

Endrick lesionado! Atacante está fora da primeira convocação de Ancelotti

Além de Romero, Cruzeiro tem mais seis atletas com vínculo terminando em 2025