A Prefeitura Municipal de Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou, nessa quinta-feira (18/9), duas mortes por febre maculosa no município. A doença infecciosa, considerada grave, é causada por bactérias transmitidas pela picada de carrapatos infectados.
A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou os casos após a emissão de laudos da Fundação Ezequiel Dias. Em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura da cidade fez um alerta aos moradores.
“Diante da gravidade da situação, a Comissão Técnica da Secretaria de Saúde já está adotando as medidas necessárias de controle e prevenção. A equipe de Vigilância Epidemiológica iniciou ações educativas voltadas à promoção da saúde, com foco especial na zona rural, principalmente na região de provável transmissão e áreas do entorno”, informou.
A prefeitura ainda orientou que a população fique atenta à presença de carrapatos ao frequentar áreas rurais ou ter contato com animais. Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, náuseas e vômitos, é necessário procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
“É essencial informar à equipe médica sobre qualquer contato com carrapatos ou animais, pois isso pode auxiliar no diagnóstico correto e precoce. Nos casos em que os sintomas se agravem, a orientação é buscar atendimento com urgência na Santa Casa de Caeté”, informou a secretaria.