PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo Lula envia projeto de lei para criar 2 novas universidades federais; veja quais são

Siga no

Instituições terão sedes em Brasília (Divulgação/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira, 27, projetos de lei de criação da Universidade Federal do Esporte e da Universidade Federal Indígena. As duas instituições terão suas sedes em Brasília, mas com atuações em outras regiões. A previsão é de que as unidades entrem em funcionamento em 2027.

A definição dos cursos, nas duas universidades, virá apenas após a aprovação dos projetos de lei no Congresso Nacional. O plano prevê que a Universidade Federal do Esporte tenha centros de excelência nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, além da sede no Distrito Federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A previsão é de que a instituição ofereça cursos como de técnico de futebol e de gestão do esporte com 3.000 vagas disponíveis e cursos de quatro semestres. Haverá também parceria com a Universidade Aberta do Brasil, para cursos à distância.

Já a Universidade Federal Indígena deverá ter cursos como gestão ambiental e territorial, gestão de políticas públicas, sustentabilidade socioambiental e promoção das línguas indígenas.

Com a oferta inicial de 10 cursos, a previsão é de oferecer até 48 cursos de graduação e atender aproximadamente 2,8 mil estudantes indígenas nos primeiros quatro anos de implantação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em discurso durante a cerimônia em que assinou a mensagem de envio dos dois projetos de lei ao Congresso, Lula defendeu as ações voltadas aos atletas e aos povos indígenas. Disse que, em relação aos povos originários, que a universidade “é necessária para dar um direito que nunca deveria ter sido tirado”. Também defendeu o papel do Estado no apoio a atletas e aos povos originários.

“O que a gente vai fazer é dar condições científicas e técnicas para aperfeiçoar aquilo que a pessoa já tem. A pessoa nasce com aquele dom, o que precisa é ter chance. Tem atleta que não tem um tênis para correr, que não tem as calorias e proteínas necessárias para se alimentar. Essas pessoas terão muito menos chance de ser um atleta de alto rendimento. E de quem é o papel? É do Estado”, disse Lula.

Com informações de Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Free Flow: saiba como evitar multas em viagens durante o feriado de Corpus Christi

Brasil vai buscar novos parceiros para reduzir impactos de tarifas dos EUA

iFood confirma vazamento de dados de 1,2 milhão de usuários e nega exposição de senhas

Vorcaro apresenta nova proposta de delação à PF e à PGR após troca na defesa

Mulher de 37 anos é presa após se passar por menina de 12 e ser ‘adotada’ por família de SC

Multa de Regina Duarte por foto de Leila Diniz cai de R$ 120 mil para R$ 24 mil

Últimas notícias

‘Vou estar com o meu povo em BH’, diz Damião sobre período da Copa do Mundo

Volante da Seleção fala sobre entrada polêmica em Endrick durante treino: ‘não vai ser a última’

‘Não quero tirar proveito político de uma coisa sagrada’, diz Lula sobre ausência na Marcha para Jesus

Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, é solta após receber perdão judicial

Vazamento de água no Sion invade garagem de prédio e leva condomínio a cobrar ação da Copasa

TSE divulga distribuição de R$ 4,9 bi do Fundo Eleitoral; PL, PT e União ficam com 40% do total

Copa puxa busca por camisas de futebol e vendas já somam R$ 1,2 bi no ano

Neymar não viaja com seleção para Cleveland; segue em tratamento

‘Mataram meu filho pela terceira vez’, diz pai de Henry Borel após perdão judicial para Monique