PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Capivarã estreia na Pampulha; a lagoa ainda tem cheiro ruim?

Siga no

Reportagem da 98 acompanha primeiro passeio turístico e aponta melhora no aspecto e no cheiro da Lagoa da Pampulha, segundo observação no local e dados da PBH (Foto: Arthur Albuquerque)

Compartilhar matéria

A estreia da navegação na Lagoa da Pampulha neste sábado (27/12), após quase 60 anos sem embarcações, marcou um novo capítulo para um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. Com a retomada dos passeios turísticos, no entanto, uma dúvida se repetiu entre moradores e visitantes: afinal, a lagoa ainda exala cheiro ruim?

A reportagem da 98 acompanhou o primeiro dia de operação do Capivarã e apurou, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, as condições atuais de limpeza e qualidade da água do espelho d’água.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O passeio inaugural, destinado à imprensa, teve início por volta das 10h, em uma manhã ensolarada, com poucas nuvens e calor intenso. A saída da embarcação ocorreu no Centro de Atendimento ao Turista Veveco (CAT) e atraiu dezenas de curiosos interessados em acompanhar a partida do catamarã.

Durante pouco mais de 30 minutos, o Capivarã percorreu pontos emblemáticos do conjunto da Pampulha, como o Iate Clube, a Casa Kubitschek, a Igrejinha e a Casa do Baile. Ao longo do trajeto, foi possível observar um espelho d’água com coloração e aspecto mais saudáveis do que em anos recentes, com água visivelmente mais clara e limpa.

E o cheiro da Lagoa da Pampulha?

Outro ponto que chamou a atenção foi o odor da lagoa. Diferentemente do que marcou o cartão-postal por décadas, não foi percebido cheiro fétido associado ao despejo de esgoto, e o ambiente apresentou odor significativamente mais agradável ao longo de todo o percurso. Mesmo após uma semana de chuvas na capital, que costumeiramente implicava piora na qualidade da água nos dias seguintes, a lagoa manteve ótima aparência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que diz a PBH

Em entrevista coletiva antes do passeio, o prefeito Álvaro Damião afirmou que o Índice de Qualidade da Água (IQA) da Lagoa da Pampulha é classificado como “bom a ótimo” nos trechos por onde o catamarã turístico opera. Segundo ele, a meta da Prefeitura de Belo Horizonte é estender esse padrão aos demais pontos dos mais de 18 quilômetros de orla da lagoa.

Damião informou ainda que a prefeitura negocia um novo contrato com a Copasa para reforçar as ações de limpeza do espelho d’água. De acordo com o prefeito, também será necessária a implantação de novas Estações de Tratamento de Esgoto em áreas estratégicas do entorno, como forma de garantir a manutenção da qualidade da água e a preservação do espaço.

A segunda etapa do planejamento da Prefeitura prevê a liberação de esportes náuticos na Lagoa da Pampulha, como vela e canoagem. Segundo o prefeito, já há conversas entre a PBH e entidades esportivas para a realização de treinamentos e competições ao longo do ciclo olímpico, embora ainda não haja prazos definidos para a implementação das atividades.

Compartilhar matéria

Siga no

Arthur Albuquerque

Jornalista que cobre o dia a dia do futebol brasileiro para o digital da Rede 98. Acumula passagem pela TV Alterosa entre 2021 e 2023.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Damião mira esportes náuticos e treinamento para o ciclo olímpico na Lagoa da Pampulha

VÍDEO: Capivarã estreia navegação na Lagoa da Pampulha neste sábado; assista

Defesa Civil alerta para chuva com raios e ventos de 50 km/h em BH até às 8h deste sábado

Onda de calor: saiba onde ficam os refúgios climáticos de BH

Ingressos para navegação na Pampulha esgotam em menos de 20 minutos

Calor extremo: Defesa Civil de BH emite alerta até a terça-feira; saiba como se proteger

Últimas notícias

Ultraleve cai no mar de Copacabana no Rio de Janeiro; bombeiros buscam por ocupantes

Vitão fica apalavrado com o Cruzeiro, mas Flamengo entra na briga pelo zagueiro 

Brasil tem recorde antecipado em voos internacionais, com maior fluxo da história pelo 2º ano

Polícia Federal prende Filipe Martins, condenado pela trama golpista

Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF

Em carta, Silvinei diz que tem câncer no cérebro e não pode ouvir nem falar

Estrelas da Europa, ex-Atlético e mais: os jogadores em fim de contrato em 2025

Cabem no seu time? 15 jogadores livres no mercado para 2026

Caça da FAB faz ‘blitz aérea’ em avião particular; entenda como funciona