PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha irá premiar personalidades que contribuem para o crescimento das Forças Armadas

Por

Siga no

Divulgação / Marinha do Brasil

Compartilhar matéria

Várias personalidades e instituições já foram premiadas por contribuírem com a divulgação do trabalho das Forças Armadas em Minas Gerais. Essa é a proposta da Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha. Neste ano, o evento ocorre nesta sexta-feira, na Capitania Fluvial de Minas Gerais, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul da capital.

O Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado anualmente em 6 de novembro, sendo uma homenagem ao ex-ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiliano Eduardo da Silva Fonseca. Ele foi o responsável pela criação da Sociedade Amigos da Marinha e pela sua expansão em todo o país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em conversa com a reportagem da Rede 98, o Capitão dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, ressaltou a importância do evento como uma forma de ressaltar o compromisso que várias pessoas têm com as Forças Armadas. “A cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Marinha homenageia personalidades que contribuíram significativamente para a Marinha do Brasil. Geralmente, ocorre em eventos especiais, e os agraciados são reconhecidos por méritos relacionados à promoção do espírito naval, apoio institucional ou ações relevantes para a Marinha. Os detalhes específicos podem variar, mas a cerimônia costuma envolver protocolos militares, discursos e a entrega solene das medalhas aos homenageados”, destaca Lucena.

A atuação da Marinha em Minas Gerais

Além de ressaltar a importância do evento, Capitão Lucena explicou detalhes da atuação da Marinha no estado de Minas Gerais. “A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) e suas delegacias subordinadas, trabalham na fiscalização e ordenamento do tráfego aquaviário nas águas interiores, rios, lagos e lagoas de Minas Gerais. Essa atuação visa garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental causada por embarcações. Por meio de Inspeções Navais, a CFMG verifica o cumprimento das normas e regulamentos, garantindo que as embarcações operem de forma segura e respeitem as regras de navegação. Isso contribui para evitar acidentes, proteger o meio ambiente e garantir a tranquilidade de quem utiliza as vias fluviais no estado”.

Ele ainda completa: “a presença da Marinha do Brasil em Minas Gerais tem impacto direto na formação de mão de obra qualificada. A CFMG capacita aquaviários que serão responsáveis pela tripulação de embarcações de transporte de passageiros, transporte de carga e dragas para extração de minério. Essa formação profissional estimula a mentalidade marítima e promove o desenvolvimento econômico proveniente dos corpos hídricos presentes no estado”, ressalta o militar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale destacar que a Cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha será nesta sexta, às 16h30, na Capitania Fluvial de Minas Gerais.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

PRF reforça fiscalização nas rodovias de MG no Natal e Ano Novo

Ônibus de BH circulam com quadro de horários de férias a partir desta sexta-feira

Abre e fecha em BH: veja o que funciona no Natal e no Ano-Novo

Estátua de Roberto Drummond é encontrada caída na Savassi e caso é investigado

Morcego com raiva é encontrado na região Centro-Sul de BH

Prefeitura de Contagem distribui barracas para moradores em situação de rua

Últimas notícias

Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro enquanto ele estiver internado

Gerador de Mensagens de Natal e Ano Novo 2026: Textos prontos para WhatsApp

Toffoli marca acareação entre Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do BC

Inovação também nasce do acaso, como o picolé

Vitor Hugo se acerta com o Atlético e encaminha permanência para 2026

Atlético confirma acerto com Renan Lodi por cinco anos

Por que a roupa de Natal carrega memória e significado

Resultados começam quando o líder conhece sua equipe

IA não substitui pessoas, mas expõe quem sabe usá-la