Controle de acesso ao Parque Municipal de BH reduziu crimes no espaço

Por

Siga no

PBH/Divulgação

Compartilhar matéria

O controle de acesso ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, que começou a exigir ingressos para entrada desde a reabertura em meio à pandemia, é um dos fatores responsáveis pela redução da quantidade de crimes no espaço.

Em 2019, a Guarda Civil Municipal de BH registrou, ao todo, 94 ocorrências no local. Levantamento solicitado pela Rede 98 à Inspetoria de Estatística da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção mostra que, até 15 de agosto deste ano, foram apenas nove ocorrências.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A princípio, a retirada de ingressos para acesso ao parque foi necessária para evitar aglomeração no auge da pandemia de COVID-19. Depois disso, passou a fazer parte das estratégias de controle de zoonoses, em função da circulação do vírus da raiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como consequências indiretas, a prefeitura destaca que, com o controle de acesso, houve uma redução significativa do abandono de felinos no local, das ocorrências de vandalismo, importunação sexual, furtos, uso de drogas e outras transgressões, tornando o parque um lugar mais seguro e reduzindo os gastos públicos com a recuperação de estruturas depredadas.

Abordagem e manutenção

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica também destaca que manutenções relativas a substituições de peças furtadas em banheiros, como tampas de assento sanitário, torneiras, dispensers e registros diminuíram.

Em média, havia pelo menos uma manutenção deste tipo ao mês e, desde que o parque reabriu nesse formato (com controle de acesso, em dezembro de 2021), ainda não houve qualquer registro do tipo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Também houve redução na necessidade de abordagens preventivas da Guarda Municipal no parque. Em 2019, foram 314 abordagens, contra 43 em 2022.

Período fechado

Vale lembrar que, em 2020, o parque ficou fechado de março a final de agosto (pandemia), reabrindo com sistema de agendamento e, em 2021, esteve aberto por apenas três meses, sendo que em janeiro e fevereiro com sistema de agendamento e em dezembro, com retirada de ingressos.

Vereadores protestam

A exigência de agendamento para visitar Parque Municipal, já chegou a ser contestada na Câmara de Vereadores por, pelo menos, duas ocasiões. Em março deste ano, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana questionou a prefeitura. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (12), as vereadoras Macaé Evaristo e Marcela Trópia (Novo) cobraram da prefeitura uma solução para o que chamaram de “dificuldade de acesso”.

Para Macaé, é um absurdo ter que retirar ingressos em site para entrar no parque, que é um local público. Segundo Marcela, indicações já foram feitas à PBH e à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica com o objetivo de ampliar o acesso ao principal espaço de lazer do hipercentro.

Retirada de ingressos

A prefeitura explica que, atualmente, a retirada de ingressos é gratuita e não está sujeita a lotação máxima diária, ou seja, não há limite de pessoas por dia. A retirada pode ser feita de forma antecipada pela internet, evitando filas, ou no ato da visita para aqueles que não puderem se programar com antecedência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Funcionários do parque estão treinados e orientados para auxiliar na portaria àqueles que tiverem dificuldades. Além disso, para as pessoas que não possuem acesso à internet, é possível preencher na portaria um termo de responsabilidade. Portanto, a medida de controle de acesso não tem qualquer caráter limitador ou excludente”, garante a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. 

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

VÍDEO: Incêndio atinge a Serra do Curral, em BH, nesta sexta

CRLV será exigido a partir desta segunda-feira (1/9) em MG para placas com finais 1, 2 e 3

Renê da Silva e delegada são indiciados por morte de gari em BH

Marília Campos faz aceno a Pacheco em evento em Contagem: “representa Minas Gerais no Senado”

“O que é bom para Contagem, é bom para Belo Horizonte”, diz Damião durante agenda de Lula

Vereador Cleiton Xavier defende mudança no papel da Guarda Municipal de BH

Últimas notícias

Fiemg entrega a Lula novas propostas contra impactos do tarifaço dos EUA

DNA mineiro: técnica inédita garante ‘sotaque próprio’ ao ‘vinho de inverno’, produzido em MG

Buscando se recuperar na temporada, Atlético encara o Vitória; saiba onde assistir

Cruzeiro enfrenta o São Paulo em busca da vice-liderança do Brasileirão; saiba onde assistir

Depois de seis meses, João Marcelo é liberado pelo Departamento Médico do Cruzeiro

Eduardo Bolsonaro pede à Hugo Motta que possa exercer mandato dos EUA

Mesmo com dois ‘nãos’, Atlético insiste na busca por treinador português

Certidão de óbito de Zuzu Angel, vítima da ditadura, é retificada pelo governo federal

PROMO: concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x São Paulo, neste sábado (30)