A greve dos garis vinculados à empresa Sistemma, responsável pela coleta de lixo em Belo Horizonte, pode chegar ao fim ainda nesta quarta-feira (21/1). Segundo os trabalhadores, a paralisação será encerrada após uma nova reunião no Ministério do Trabalho, desde que o juiz responsável assine a ata que confirma o acordo firmado entre a empresa e a categoria.
De acordo com Laender Rodrigues, um dos representantes do movimento, a reunião realizada mais cedo entre empresa, garis e sindicato resultou em avanços significativos. A Sistemma teria aceitado as principais reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, incluindo a contratação de novos garis e motoristas, o conserto dos caminhões, melhorias nas condições de trabalho, convênio médico e a concessão de vale-combustível.
Segundo ele, uma ata foi assinada pelo proprietário da empresa com o compromisso de cumprir os pontos acordados. No entanto, para que as medidas passem a valer oficialmente, ainda é necessária a homologação do documento pelo Ministério do Trabalho.
“Agora falta apenas o carimbo do juiz para que tudo seja colocado em prática”, afirmou Laender. Ele relatou ainda que a empresa já começou a adotar providências, como a contratação de funcionários e a chegada de peças para manutenção dos veículos.
Uma das solicitações feitas pelos trabalhadores ao Ministério do Trabalho é a garantia de estabilidade para os garis que participaram da greve, como forma de evitar retaliações após o fim do movimento.