Moradores de algumas cidades da região Metropolitana de Belo Horizonte relataram ter sentido tremores de terra na noite dessa terça-feira (17/9) e durante a madrugada. Santa Souza, moradora do bairro Vereda, em Ribeirão das Neves, disse que ela e os vizinhos ficaram atordoados com o fenômeno.
“Foi um tremor forte, bem forte. Eu estava no meu quarto, tem um móvel na cabeceira de cama que balançou todo. O vidro balançou, eu assustei, televisão tremeu e até o piso tremeu. Foi apavorante, viu?”, declarou ela, em conversa com a Rede 98.
Vídeo registrado pela câmera de segurança da casa da mulher mostra que a estrutura do imóvel balançou por volta de 22h13. Nesse mesmo horário, moradores de Contagem e Betim também sentiram tremores.
“Nós então ligamos a luz, saímos para fora da sacada da casa e vimos a vizinhança toda, todo mundo apavorado. Foi sério. Eu ainda não tinha visto dessa forma. Já aconteceu a muito tempo atrás um mais leve e dessa vez foi bem forte. Assustou”, continuou Santa.
O Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência. Porém, a Defesa Civil de alguns municípios foi acionada, mas sem relatos de pessoas feridas.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou dois tremores em Contagem, de magnitude 2.5 e 2.9 na escala Richter. Isso significa que foram abalos sísmicos muito leves, com potencial mínimo de causar danos a estruturas ou ferimentos.
Tremores também foram registrados em Sete Lagoas, na região Central de Minas, e em Capim Branco, também na região Metropolitana de Belo Horizonte.