Novos radares de fiscalização eletrônica começaram a funcionar nesta sexta-feira (20/2) em 23 pontos de Belo Horizonte, sendo a maioria no Anel Rodoviário. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, os equipamentos foram instalados para reforçar o controle de velocidade e aumentar a segurança no trânsito da capital.
Do total, 22 radares estão localizados no Novo Anel Rodoviário, distribuídos entre a pista principal e as marginais. São 14 no sentido Rio de Janeiro/Vitória e 8 no sentido Vitória/Rio de Janeiro. O 23º equipamento entrou em operação na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no sentido Belo Horizonte/Contagem.
De acordo com a secretaria, a escolha dos pontos considerou o monitoramento de trechos com maior risco de acidentes, além da necessidade de melhorar a fluidez e garantir o desempenho do transporte coletivo. A medida busca ampliar a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Os 22 radares instalados no Novo Anel substituem equipamentos anteriores que eram de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A via registra circulação média de cerca de 120 mil veículos por dia e tem passado por intervenções da prefeitura, incluindo a padronização da sinalização com as velocidades máximas permitidas.
