A partir desta sexta-feira (26/12), os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte devem ficar atentos aos novos horários. O sistema de ônibus convencional e suplementar passará a operar com o quadro de “férias”, adaptado à queda na demanda típica deste período do ano.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a redução na oferta de viagens será de aproximadamente 8%, um ajuste considerado conservador frente à queda esperada de 23% no número de passageiros, devido ao recesso escolar e às férias trabalhistas. A medida permanecerá em vigor até o dia 30 de janeiro de 2026.
Mais viagens que no ano anterior
Mesmo com o ajuste, o sistema operará com 22.428 viagens nos dias úteis. O número representa um leve aumento em relação ao período de férias anterior (2024/2025), quando foram realizadas 22.386 viagens — um acréscimo de 42 partidas diárias.
É importante destacar que nem todas as linhas sofrerão cortes. Algumas manterão o quadro atual inalterado. Além disso, não haverá mudanças aos sábados e domingos, dias em que segue valendo a gratuidade prevista no programa “Catraca Livre” (Tarifa Zero aos domingos e feriados).
Os novos quadros de horários (“Dia Útil Férias Verão”) já podem ser consultados no Portal da PBH e estarão afixados dentro dos veículos e nas estações.
