Uma quadrilha especializada a roubo de cargas e caminhões é alvo de uma operação deflagrada nesta terça-feira pela Polícia Federal. A ação acontece em Minas Gerais e outros quatro estados. As investigações apontam que o grupo teria cometido, ao menos, 50 crimes entre agosto de 2024 e junho de 2025.
Estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão. A ação acontece, além de Minas, em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, e Mato Grosso.
As investigações apontaram que a organização criminosa também está envolvida com desmanche e no comércio de peças, inclusive, por meio de plataformas virtuais.
Segundo a Polícia Federal, a atuação criminosa incluía o uso de bloqueadores de sinal de celular, GPS e Wi-Fi para dificultar o rastreamento, a utilização de galpões para desmanche e transporte de peças com notas fiscais falsas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, roubo, receptação e lavagem de capitais.
Alta dos crimes em Minas
O furto de cargas vem sendo um desafio para a segurança pública em Minas Gerais. Somente em 2025, a alta no crime foi de quase 16% em comparação com o ano passado. De janeiro a julho, foram registradas 316 ocorrências de furtos de cargas, média de 45 por mês. Em 2024, foram 273 registros no mesmo período.