A Prefeitura de Belo Horizonte começa nesta sexta-feira (5/11) a aplicar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. O imunizante, que protege os bebês contra a bronquiolite nos primeiros meses de vida, estará disponível nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em cinco postos extras. Os endereços e horários podem ser consultados on-line.
O VSR é o principal responsável pela bronquiolite em recém-nascidos. Somente em 2025, a rede SUS-BH registrou 3.417 solicitações de internação pela doença, sendo 2.438 em crianças com menos de 1 ano, o equivalente a 71,3% dos casos.
“A vacinação das grávidas garante proteção ao bebê durante a gestação e até os primeiros seis meses de vida. Nossa expectativa é reduzir de forma considerável o número de internações por questões respiratórias entre as crianças”, afirma a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
Aplicada em dose única, a vacina deve ser tomada a cada gestação. A PBH reforça que as gestantes também têm à disposição outros imunizantes no SUS, como os contra gripe, covid-19 e a dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. “Essa é uma oportunidade de as grávidas, ao irem se vacinar contra o VSR, atualizarem o cartão de vacinação, caso haja doses em atraso. Para isso, é fundamental levar a caderneta”, destaca a subsecretária.
A aquisição da vacina é feita pelo Ministério da Saúde, que define o público-alvo. A distribuição aos municípios cabe ao governo estadual, e a aplicação das doses, à Secretaria Municipal de Saúde.
Para receber o imunizante, a gestante deve apresentar documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal, exames ou relatórios médicos. Também é solicitado documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
