O mês de agosto chegou oficialmente nesta sexta-feira (1º/8) e, embora em grande parte do Brasil o mês seja conhecido por ser arrastado e quase “infinito”, em Belo Horizonte os moradores podem contar com um feriado prolongado no dia 15 de agosto, que neste ano vai cair em uma sexta-feira.
Muitas pessoas confundem a data com o aniversário de BH, que, na verdade, é celebrado em 12 de dezembro. Mas, afinal, por que esse dia é tão importante para a capital mineira?
O que é celebrado em 15 de agosto?
Em 15 de agosto é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, conhecida por ser protetora dos navegantes portugueses. Ela passou a ser padroeira de Belo Horizonte em 1932, data legitimada pelo papa Pio XII a pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.
A oficialização da data como feriado municipal em Belo Horizonte, porém, só veio em 1967, pelo então prefeito Luís Gonzaga de Sousa Lima.
A devoção dos moradores da capital antecede a formação da cidade. Ela começou no início do século XVIII, quando o fazendeiro português Francisco Del Rey trouxe uma imagem da santa para a região onde foi construída BH.
Foi por esse motivo, inclusive, que a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de BH, passou a ser considerada o Marco Zero oficial da cidade em 2024. Era lá que era abrigada a imagem da santa durante o desenvolvimento da cidade que, posteriormente, passaria a ser a capital de Minas Gerais.