PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prefeitura de BH anuncia a abertura de 13 leitos pediátricos

Siga no

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria (Adão de Souza/PBH)

Compartilhar matéria

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) neste sábado (10/5) durante a abertura do Dia D da Vacinação contra a Gripe, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

O HUCM-MG destina 100% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos leitos se somam aos outros 30 já anunciados, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, de gestão da prefeitura, e outros 10 no Hospital da Baleia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova ampliação da assistência faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias, que está sendo colocado em prática gradativamente, a depender do cenário epidemiológico e assistencial.

“Nós queríamos que estivéssemos todos tranquilos neste momento, mas estamos conversando e reunindo desde janeiro com o dr. Danilo (secretário de Saúde) para traçar estratégias”, afirmou Damião.

As crianças fazem parte de um dos públicos mais vulneráveis para adoecimento por questões respiratórias. Em 2025, por exemplo, considerando os menores de 1 ano de idade, foram 1.150 solicitações de internação. Desse total, 614 pedidos foram entre as semanas epidemiológicas 15 e 18, que contempla o período de 6 de abril a 3 de maio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina contra a gripe em Belo Horizonte. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura – a meta é 90%.

Com o Dia D de vacinação, a expectativa da PBH é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Aniversário de BH terá shows gratuitos de Sorriso Maroto, Nattan e Bruna Lipiani

Minas terá voos diários entre Uberlândia e Brasília e rota fixa entre BH e Fortaleza

Ribeirão das Neves e Betim estão entre as 10 cidades que mais desperdiçam água no Brasil

Black Friday movimenta o comércio da capital neste fim de semana e marca estreia do Black Zap BH

Black Friday: Metrô BH estende horário de funcionamento

Último final de semana de novembro será de chuva e ‘calorão’

Últimas notícias

Justiça Federal manda soltar Daniel Vorcaro e executivos, mas impõe restrições

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

De olho no G-8, Atlético encara o Fortaleza precisando vencer; saiba onde assistir

Cruzeiro enfrenta o Ceará buscando se manter vivo na briga pelo título; saiba onde assistir

Para seguir vivo pelo G-8, Atlético precisa quebrar tabu de vitórias fora de casa contra o Fortaleza

Cruzeiro confirma retorno de Fagner contra o Ceará

Aneel anuncia que dezembro terá bandeira tarifária amarela

Carlos Bolsonaro lista doenças do pai após PGR apoiar prisão domiciliar de Augusto Heleno

Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva, máquinas e motores