Prefeitura de BH anuncia a abertura de 13 leitos pediátricos

Siga no

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria (Adão de Souza/PBH)

Compartilhar matéria

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) neste sábado (10/5) durante a abertura do Dia D da Vacinação contra a Gripe, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

O HUCM-MG destina 100% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos leitos se somam aos outros 30 já anunciados, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, de gestão da prefeitura, e outros 10 no Hospital da Baleia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova ampliação da assistência faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias, que está sendo colocado em prática gradativamente, a depender do cenário epidemiológico e assistencial.

“Nós queríamos que estivéssemos todos tranquilos neste momento, mas estamos conversando e reunindo desde janeiro com o dr. Danilo (secretário de Saúde) para traçar estratégias”, afirmou Damião.

As crianças fazem parte de um dos públicos mais vulneráveis para adoecimento por questões respiratórias. Em 2025, por exemplo, considerando os menores de 1 ano de idade, foram 1.150 solicitações de internação. Desse total, 614 pedidos foram entre as semanas epidemiológicas 15 e 18, que contempla o período de 6 de abril a 3 de maio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina contra a gripe em Belo Horizonte. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura – a meta é 90%.

Com o Dia D de vacinação, a expectativa da PBH é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Acordo que define reassentamento de famílias às margens da BR-381 será homologado nesta sexta

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Motociclista morre em acidente com ônibus na Zona Sul de BH

Caso Laudemir: Justiça nega nulidade de confissão e marca julgamento de empresário que matou gari

Inovação e negócios no café: Semana Internacional do Café movimenta o agronegócio em BH

Famílias de vítimas se revoltam após absolvição de réus no caso Backer

Últimas notícias

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?