PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prefeitura de BH anuncia a abertura de 13 leitos pediátricos

Siga no

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria (Adão de Souza/PBH)

Compartilhar matéria

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) neste sábado (10/5) durante a abertura do Dia D da Vacinação contra a Gripe, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

O HUCM-MG destina 100% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos leitos se somam aos outros 30 já anunciados, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, de gestão da prefeitura, e outros 10 no Hospital da Baleia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova ampliação da assistência faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias, que está sendo colocado em prática gradativamente, a depender do cenário epidemiológico e assistencial.

“Nós queríamos que estivéssemos todos tranquilos neste momento, mas estamos conversando e reunindo desde janeiro com o dr. Danilo (secretário de Saúde) para traçar estratégias”, afirmou Damião.

As crianças fazem parte de um dos públicos mais vulneráveis para adoecimento por questões respiratórias. Em 2025, por exemplo, considerando os menores de 1 ano de idade, foram 1.150 solicitações de internação. Desse total, 614 pedidos foram entre as semanas epidemiológicas 15 e 18, que contempla o período de 6 de abril a 3 de maio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina contra a gripe em Belo Horizonte. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura – a meta é 90%.

Com o Dia D de vacinação, a expectativa da PBH é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Saúde em risco; hospitais filantrópicos cobram dívida de R$ 148 milhões da PBH

Faixas exclusivas de ônibus começam a operar em avenidas da Savassi, em BH; veja quais

Pesadelo na Cozinha já tem data de estreia; nova temporada teve episódio polêmico gravado em BH

Demanda por aluguéis em bairros com faculdades pressiona mercado imobiliário em Belo Horizonte

Incêndio atinge bar na Savassi durante a madrugada

Minas Gerais bate recorde histórico de acidentes com mais de 312 mil ocorrências em 2025

Últimas notícias

‘Ilhados com a Sogra’ terá temporada com famosos

‘Retrocessos históricos’: Lula aponta para ‘intervenções militares ilegais’ na América Latina

Fed interrompe ciclo de cortes e mantém juros nos EUA sob pressão inflacionária

Motta prevê debate da PEC da Segurança após o carnaval e anuncia votação da MP do Gás

Anvisa amplia o uso da cannabis medicinal no Brasil

Atlético x Palmeiras: Galo estreia no Brasileirão tentando quebrar tabu histórico

Lula reafirma apoio ao Panamá frente ao interesse dos EUA em retomar controle do canal

Taxa das blusinhas reduz compras e bate recorde de arrecadação

IA transforma a moda e redefine o trabalho criativo