PUBLICIDADE

Prefeitura de BH anuncia a abertura de 13 leitos pediátricos

Siga no

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria (Adão de Souza/PBH)

Compartilhar matéria

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), em BH, vai ganhar 13 novos leitos pediátricos de enfermaria na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) neste sábado (10/5) durante a abertura do Dia D da Vacinação contra a Gripe, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

O HUCM-MG destina 100% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos leitos se somam aos outros 30 já anunciados, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens, de gestão da prefeitura, e outros 10 no Hospital da Baleia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova ampliação da assistência faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias, que está sendo colocado em prática gradativamente, a depender do cenário epidemiológico e assistencial.

“Nós queríamos que estivéssemos todos tranquilos neste momento, mas estamos conversando e reunindo desde janeiro com o dr. Danilo (secretário de Saúde) para traçar estratégias”, afirmou Damião.

As crianças fazem parte de um dos públicos mais vulneráveis para adoecimento por questões respiratórias. Em 2025, por exemplo, considerando os menores de 1 ano de idade, foram 1.150 solicitações de internação. Desse total, 614 pedidos foram entre as semanas epidemiológicas 15 e 18, que contempla o período de 6 de abril a 3 de maio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até o momento, já foram aplicadas mais de 304 mil doses de vacina contra a gripe em Belo Horizonte. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura – a meta é 90%.

Com o Dia D de vacinação, a expectativa da PBH é garantir a redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção do vírus influenza, principalmente no período de aumento de registro de doenças respiratórias.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

O que abre e fecha no feriado da Proclamação da República em BH neste sábado

Fim de semana em BH será de céu nublado e queda na temperatura

Incêndio atinge depósito de recicláveis e bloqueia faixa da Via Expressa em Contagem

Prefeitura de BH anuncia sindicância para investigar mortes de animais no zoológico

99Food inicia fase de testes em BH com foco em preços menores e mais opções para entregadores

Onça Maya, do zoológico de BH, faz tratamento após fraturar uma das patas

Últimas notícias

De olho na final da Sul-Americana, Atlético encara o Bragantino pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Anglo American vê transição energética como motor de novo ciclo econômico global

Prefeito de Londres experimenta comidas brasileiras e rejeita refrigerante de guaraná

Trump derruba tarifas sobre café, carne bovina e frutas

Cruzeiro fica à frente do Atlético em pesquisa de maiores torcidas do Brasil

Brasil emplaca 24 azeites entre os melhores do mundo em ranking internacional; confira

PF sugere a Moraes incluir Cid em programa de proteção a testemunhas

Enem: candidata encontra reportagem assinada por ela em questão: ‘Fiquei com medo de errar’

Zagueiro do Cruzeiro é expulso, mas Brasil elimina Paraguai nos pênaltis na Copa do Mundo Sub-17