Prefeitura de BH dispensa diretor de Gestão de Águas Urbanas após operação da PF

Siga no

A dispensa ocorre após operação da PF que mira fraudes em contratos de limpeza da Lagoa da Pampulha (Rodrigo Clemente/PBH)

Compartilhar matéria

A prefeitura de Belo Horizonte publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (24/9), a dispensa do diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Ricardo de Miranda Aroeira.

O desligamento ocorre após uma operação deflagrada pela Polícia Federal que investiga possíveis fraudes em contratos firmados pela Prefeitura de BH para a limpeza da Lagoa da Pampulha. O atual secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, assumirá a diretoria de forma interina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um deles na Diretoria de Gestão de Águas Urbanas (DGAU) da PBH. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal indicam indícios de crimes como organização criminosa, prevaricação, corrupção ativa, fraude à licitação e crimes ambientais.

Damião se manifesta sobre operação

Ainda ontem, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), se manifestou sobre a operação da Polícia Federal. Por meio das redes sociais, Damião diz que a PBH “está aberta de forma transparente para todos os órgãos do Estado”.

“Eventuais condutas irregulares de servidores devem ser apuradas sem quaisquer obstáculos nas investigações”, publicou o prefeito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Conto com o apoio dos órgãos de controle internos e externos, além da sociedade civil para que todos os atos administrativos continuem sendo feitos com total transparência e lisura”, finalizou Damião.

CPI da Lagoa da Pampulha

As suspeitas de fraudes foram apuradas, em 2023 e 2024, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, durante uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lagoa da Pampulha. Os trabalhos terminaram com o pedido de indiciamento de 11 pessoas, entre elas dois secretários que atuavam à época.

Ricardo de Miranda Aroeira, dispensado nesta quinta-feira (24/9), era um dos principais alvos da investigação parlamentar. O presidente da CPI, vereador Braulio Lara (Novo), acredita que a ação da PF é um desdobramento das investigações feitas pelos parlamentares.

“A primeira etapa desses desdobramentos foi a ação que o Ministério Público Federal entrou contra as empresas que foram contratadas para desassorear a lagoa e que acabaram mutilando a lagoa tombada, e essa etapa da PF vem de encontro, justamente, aos contratos de tratamento das águas, e, provavelmente, pode ter havido pessoas que se aproveitaram desses contratos com enriquecimento ilícito. Então, a gente observa com bastante atenção os desdobramentos dessas investigações”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Damião se manifesta sobre ação da PF que mira fraudes em contratos da PBH

Edifício JK terá novo síndico após 40 anos

Após revitalização, Café Nice é reaberto no Centro de BH: ‘Desânimo virou esperança’

Dia do Sorvete terá distribuição de picolés em cartão postal de BH

‘Ver além para liderar’: evento do IFL-BH reúne Zema, Mansueto, Brumer e nomes internacionais

Temperatura máxima vai despencar 10ºC em BH ao longo desta semana; mínima pode chegar a 8ºC

Últimas notícias

Com longo período de seca, Itabira inicia nesta quarta-feira racionamento de água

Atlético x Sport: jogo adiado do Brasileirão sofre alteração de horário

Moraes envia denúncia contra Eduardo Bolsonaro para Hugo Motta

Desfalques na defesa e dúvida no ataque: as opções de Sampaoli para escalar o Atlético contra o Bolívar

PEC da Blindagem: qual a posição dos senadores mineiros?

Fagner volta a fazer trabalhos no campo e se aproxima de retorno no Cruzeiro

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos

PL que isenta IR até R$ 5 mil será votado na quarta, 1º de outubro

Promessa da base, Gabriel Veneno é inscrito na Sul-Americana pelo Atlético