PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prefeitura de BH dispensa diretor de Gestão de Águas Urbanas após operação da PF

Siga no

A dispensa ocorre após operação da PF que mira fraudes em contratos de limpeza da Lagoa da Pampulha (Rodrigo Clemente/PBH)

Compartilhar matéria

A prefeitura de Belo Horizonte publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (24/9), a dispensa do diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Ricardo de Miranda Aroeira.

O desligamento ocorre após uma operação deflagrada pela Polícia Federal que investiga possíveis fraudes em contratos firmados pela Prefeitura de BH para a limpeza da Lagoa da Pampulha. O atual secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, assumirá a diretoria de forma interina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um deles na Diretoria de Gestão de Águas Urbanas (DGAU) da PBH. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal indicam indícios de crimes como organização criminosa, prevaricação, corrupção ativa, fraude à licitação e crimes ambientais.

Damião se manifesta sobre operação

Ainda ontem, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), se manifestou sobre a operação da Polícia Federal. Por meio das redes sociais, Damião diz que a PBH “está aberta de forma transparente para todos os órgãos do Estado”.

“Eventuais condutas irregulares de servidores devem ser apuradas sem quaisquer obstáculos nas investigações”, publicou o prefeito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Conto com o apoio dos órgãos de controle internos e externos, além da sociedade civil para que todos os atos administrativos continuem sendo feitos com total transparência e lisura”, finalizou Damião.

CPI da Lagoa da Pampulha

As suspeitas de fraudes foram apuradas, em 2023 e 2024, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, durante uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lagoa da Pampulha. Os trabalhos terminaram com o pedido de indiciamento de 11 pessoas, entre elas dois secretários que atuavam à época.

Ricardo de Miranda Aroeira, dispensado nesta quinta-feira (24/9), era um dos principais alvos da investigação parlamentar. O presidente da CPI, vereador Braulio Lara (Novo), acredita que a ação da PF é um desdobramento das investigações feitas pelos parlamentares.

“A primeira etapa desses desdobramentos foi a ação que o Ministério Público Federal entrou contra as empresas que foram contratadas para desassorear a lagoa e que acabaram mutilando a lagoa tombada, e essa etapa da PF vem de encontro, justamente, aos contratos de tratamento das águas, e, provavelmente, pode ter havido pessoas que se aproveitaram desses contratos com enriquecimento ilícito. Então, a gente observa com bastante atenção os desdobramentos dessas investigações”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Abre e fecha em BH: veja o que funciona no Natal e no Ano-Novo

Estátua de Roberto Drummond é encontrada caída na Savassi e caso é investigado

Morcego com raiva é encontrado na região Centro-Sul de BH

Prefeitura de Contagem distribui barracas para moradores em situação de rua

Barco para navegação na Lagoa da Pampulha ganha nome; saiba qual

Emive diz que 12 funcionários ainda estavam no prédio quando começou o incêndio na Raja Gabaglia

Últimas notícias

Cruzeiro abre negociações por Vitão e apresenta proposta oficial ao Internacional

Startups levam tecnologia ao mercado de desmanche de carros

Governo de MG divulga balanço de operação contra o crime organizado

Marvel divulga teaser de novo Vingadores com retorno de Steve Rogers

Após encontro entre Moraes e BC, oposição protocola novo pedido de impeachment contra ministro do STF

Alívio na conta de luz: Aneel anuncia bandeira verde para janeiro

Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal; internação começa nesta quarta

Eclipse Solar Total de 2027: o guia completo sobre os 6 minutos de escuridão visto em 10 países

Hospitais filantrópicos notificam PBH por dívida de R$ 50 milhões