A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22/9) no hemisfério Sul, trazendo para Belo Horizonte e Minas Gerais o típico cenário de transição entre o período seco e o chuvoso. Os próximos dias devem registrar queda brusca de temperatura, pancadas de chuva e efeitos relacionados ao fenômeno La Niña.
Primeiros dias: calor e queda de temperatura
Na capital mineira, a segunda-feira (22) pode marcar 35°C, com possibilidade de chuva. Mas já nesta terça-feira (23), a previsão cai para 28°C, e na quinta-feira (25) a máxima deve ficar em 21°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mudança será causada por um sistema pré-frontal que deve provocar temporais no Oeste e Sul de Minas antes de se espalhar pelo restante do estado.
Primavera em Minas Gerais: o que esperar
Tradicionalmente, a primavera no Sudeste é marcada por:
- Variação brusca de temperaturas ao longo do dia
- Baixa umidade relativa do ar no início da estação
- Primeiras pancadas de chuva com ventos fortes, raios e granizo
- Ondas de calor, que geralmente aparecem em outubro, antes da consolidação do período chuvoso
De acordo com o Inmet, as previsões indicam chuvas levemente acima da média para Minas Gerais, além de temperaturas um pouco mais elevadas do que o normal.
La Niña e os impactos na região
As projeções climáticas apontam para uma chance de 65% de transição para a fase fria La Niña entre outubro e dezembro. O fenômeno costuma reduzir chuvas no Sul do Brasil e aumentar as precipitações no Norte e Nordeste. Já no Sudeste, a expectativa é de retomada gradual das chuvas a partir de outubro.