Parte da rua Cesena, no bairro Primeiro de Maio, região Norte de BH, está interditada há dois meses por risco de desabamento de oito casas no local. Após realizar vistoria, o órgão municipal constatou que um imóvel já teve uma parede cedida, o que motivou o isolamento preventivo do local por questões de segurança.
Os moradores das casas interditadas foram orientados e notificados a manter o isolamento total dos imóveis, a fim de evitar riscos à própria vida e à de terceiros. Segundo a Defesa Civil, equipes estiveram no local nos dias 6, 10 e 14 de fevereiro, quando realizou vistorias preventivas nos imóveis.
Por motivo de segurança, parte da via foi parcialmente interditada no dia 14 de fevereiro, e, em todas essas ocasiões, os moradores foram instruídos a manter o isolamento total dos imóveis, prevenindo situações de risco.
Posteriormente, no dia 20 de março, novas vistorias foram realizadas, nas quais foi constatada a evolução de trincas e rachaduras, abatimento do asfalto e processo erosivo. Nessa ocasião, foi reforçada a sinalização de interdição na via.
Também foi reiterada a necessidade de uma avaliação técnica especializada, com o objetivo de identificar e solucionar as causas dos problemas estruturais.
Os moradores foram ainda orientados a acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de agravamento da situação. No total, 21 pessoas precisaram desocupar suas residências e receberam acolhimento por parte de familiares, além de assistência humanitária fornecida pela Defesa Civil.
Sinais de desmoronamento
Na última quarta-feira (16/4), quando Belo Horizonte registrou um alto volume de chuvas em um curto período de tempo, a Defesa Civil de Belo Horizonte atendeu 16 chamados envolveu vistorias em imóveis particulares nas regionais Noroeste, Nordeste e Barreiro.
Moradores acionaram o órgão após identificarem sinais de risco como deslizamentos de encosta, infiltração, trincas e rachaduras em muros. Vale lembrar que todas as regionais da capital mineira estão sob alerta de risco geológico, de moderado a forte.
A orientação é para que os moradores redobrem a atenção para a saturação do solo, sinais construtivos, quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso note algum sinal, deixe imediatamente o imóvel e faça contato com a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros (193).
Confira mais recomendações de segurança para o período chuvoso:
Sinais de que deslizamentos podem ocorrer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações preventivas
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.