PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Stock Car: após corte de árvores do Mineirão, Prefeitura anuncia replantio de espécimes a partir de 6ª feira na Pampulha

Por

Siga no

Reprodução / Redes Sociais

Compartilhar matéria

A realização de uma etapa da Stock Car em Belo Horizonte voltou a gerar polêmica, nesta quarta-feira (28). Circulam, desde o início do dia, imagens que mostram funcionários da Prefeitura (PBH) cortando árvores no entorno do Mineirão, na Região da Pampulha, onde vai acontecer o circuito automobilístico.

A supressão dos espécimes gerou revolta de ambientalistas, que fecharam vias de acesso ao estádio na tarde de hoje. Ao todo, 66 árvores serão cortadas para o desenho do circuito da prova. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diante da repercussão, o chefe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis, convocaram uma coletiva à imprensa para explicar o andamento das obras. Segundo eles, o corte de árvores foi aprovado, por 10 votos a 2, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), em reunião realizada no último dia 21. A ordem de serviço para a supressão das árvores também foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo Reis, já está previsto o plantio de quase 700 espécimes em diferentes pontos de BH, como compensação pelas supressões feitas para a Stock Car. Os trabalhos iniciam ainda nesta semana. “Venho aqui, por determinação do prefeito Fuad, comunicar o início do plantio de 688 novas plantas, com o requisito mínimo de tamanho de 2 metros e meio”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, José Reis. Segundo ele, 63 novas plantas serão plantadas na Região da Pampulha, a partir da próxima sexta-feira (1)

Em fala à imprensa, Castilho explicou os motivos para a supressão dos espécimes no entorno do Mineirão. “Desde agosto do ano passado estamos trabalhando esse circuito provisório. Gostaríamos que a população entendesse que, quando você monta uma prova desse gabarito, do Stock Car, que vai passar para o mundo inteiro, ao vivo, precisa de ter sustentabilidade, precisa ter segurança, precisa ter inclusão social. Desde o início estamos trabalhando dessa forma”, explicou. “É muito pouca árvore, em relação ao que se precisava retirar. A pista precisa ser estudada, precisa ser aprovada pela Comissão Brasileira de Automobilismo (CBA), e precisa ser analisada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Há necessidade de ter segurança, não só para a população, mas também para os pilotos”, completou. Ainda segundo ele, as árvores suprimidas estariam em áreas de circuito como curvas, áreas de escape, chicane, entre outras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista recente ao Central 98, 2ª Edição, Castilho explicou que as etapas da Stock Car que chegam a BH contam com contrapartidas, que envolvem o replantio de árvores e diálogos com as partes envolvidas (veja a íntegra da entrevista abaixo).

Castilho reforçou, ainda, que está prevista uma reunião com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de debater medidas mitigadoras dos danos causados pela realização da Stock Car no entorno do Mineirão. Encontro foi pedido pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart, e tem como principal preocupação a saúde dos animais atendidos pelo Hospital Veterinário da universidade. Segundo o superintendente, está em estudo um projeto que propõe barreiras de som na área do circuito da prova. A realização do evento também será analisada pelo MPMG.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Minas terá voos diários entre Uberlândia e Brasília e rota fixa entre BH e Fortaleza

Ribeirão das Neves e Betim estão entre as 10 cidades que mais desperdiçam água no Brasil

Black Friday movimenta o comércio da capital neste fim de semana e marca estreia do Black Zap BH

Black Friday: Metrô BH estende horário de funcionamento

Último final de semana de novembro será de chuva e ‘calorão’

BH terá UTI inteligente em rede nacional do SUS

Últimas notícias

Sem titular, Cruzeiro terá que fazer uma mudança para enfrentar o Ceará; veja provável escalação

Argentina ganha espaço na Fifa: Conmebol ratifica Claudio Tapia em vaga que era da CBF

Dia D de combate ao Aedes aegypti: 748 municípios intensificam ações de prenvenção da Dengue

Trump promete ofensiva terreste na Venezuela ‘muito em breve’

Cinco PMs são presos por crimes em megaoperação no Rio

Suspensão, incerteza e retorno: confira a provável escalação do Atlético contra o Fortaleza

Contra o Fortaleza, Atlético pode perder até seis nomes para reta final do Brasileiro

Senado: relator da CCJ sinaliza parecer favorável a Jorge Messias para o STF

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio