‘Times Square’ de BH: vereadores apontam prós e contras de paineis na Praça Sete

Por

Siga no

Google Street View/Reprodução

Compartilhar matéria

Transformar a Praça Sete em uma versão mineira da Times Square, com muita publicidade luminosa e enormes paineis de led pelos prédios do coração da capital mineira. Essa é a proposta do Projeto de Lei (PL) 911/24, que foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira (9/10) pelos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A votação do texto, porém, terminou em discussão no plenário, entre um dos autores da proposta, Wanderley Porto (PRD), e o vereador Pedro Patrus (PT), que pediu a retirada do projeto de pauta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No texto, Wanderley defende a instalação de equipamentos de publicidade luminosos com tecnologia led em prédios da avenida Amazonas com rua Rio de Janeiro, da avenida Amazonas com rua dos Carijós, da avenida Afonso Pena com rua Rio de Janeiro e da avenida Afonso Pena com rua dos Carijós.

Conforme consta no projeto, os paineis não poderão exceder a altura mínima de três metros e máxima de 40 metros. Além de propagandas, eles deverão veicular, no mínimo, 1h diária de conteúdo a ser definido pelo município.

Times Square mineira: pontos positivos

Questionado pela Rede 98, Wanderley Porto apontou os pontos positivos da medida. Ele sustentou que a instalação dos paineis de publicidade na Praça Sete poderia aproximar Belo Horizonte de grandes metrópoles do mundo, atraindo turistas para o Centro da capital e gerando renda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“As mudanças vão trazer mais modernidade e vida para o Centro, fazendo com que a capital mineira se assemelhe com grandes metrópoles mundiais, como é o caso de Nova York, Tóquio, Xangai, cidades que conseguiram unir tecnologia com patrimônio histórico”, destacou.

Ainda de acordo com o autor, a iniciativa poderia “trazer mais vida” a Belo Horizonte e aumentar a circulação de pessoas no Centro, tornando a cidade mais atrativa ao turismo.

“Uma vez que o espaço se torne um atrativo com a questão do turismo, ele vai gerar renda. A parte dos negócios que a própria publicidade nos paineis vai gerar também é um ponto positivo para a economia da cidade”, declarou.

Times Square mineira: pontos negativos

Contrário à proposta, Pedro Patrus (PT) enxerga a instalação de paineis no Centro como uma preocupação. Na visão dele, a proposta ignora o fato de alguns prédios do entorno do Pirulito da Praça Sete serem patrimônio histórico da cidade.

“É uma agressão à essa paisagem vários paineis enormes de led no meio do Centro da cidade, que é um patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte. Aqueles quatro quarteirões são tombados, imagina um painel enorme no Cine Brasil, por exemplo? Para nós, isso é uma agressão”, disse ele.

Além disso, o vereador argumenta que o projeto foi feito sem diálogo com a população que circula pelo Centro e também com aqueles que vivem no entorno da Praça Sete.

“É um projeto sem qualquer tipo de diálogo com a região. Por isso fomos contrários. Não queremos que um projeto desse seja aprovado na câmara sem uma discussão da cidade, ao bel prazer de vereadores ou empresários”, finalizou.

Projeto segue em tramitação

Durante a votação, Pedro Patrus (PT) pediu a retirada do projeto de pauta, mas a solicitação não teve a aderência dos demais parlamentares. O projeto foi aprovado com 34 votos favoráveis e cinco contrários e segue em tramitação.

Agora, ele vai voltar a ser apreciado nas comissões da Câmara Municipal e, caso seja aprovado em plenário no 2º turno, segue para sanção ou veto do prefeito de Belo Horizonte.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Após 29 dias, greve dos professores de BH chega ao fim

Parque Municipal terá ‘centro de serviços’ com emissão de documentos e consultoria jurídica

Trânsito na Pampulha terá alterações para show de Thiaguinho

Livro sobre o Morro do Papagaio ganha nova edição e resgata histórias de BH

Taxistas de BH denunciam circulação de veículos clandestinos na cidade e cobram fiscalização

Provedor da Santa Casa BH celebra inauguração de nova ala: ‘grande legado’

Últimas notícias

Oasis homenageia Diogo Jota em show de retorno aos palcos

‘Precisamos de atletas que acrescentem em campo e sejam ativos do clube’, diz Jardim

Digitalização da indústria ganha fôlego com liberação do FAT, analisa Fiemg

IA pode diminuir tempo de análise de licenciamento ambiental em MG

Lula pressiona Procons para fiscalizar preço de combustíveis

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Melhoramentos investe R$ 40 milhões em fábrica de embalagens sustentáveis em Minas

Cruzeiro não pode ser campeão da Vitória Cup; entenda o porquê

‘Acusado injustamente’, Gabigol desabafa após decisão favorável do CAS