PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Três regiões de BH entram em alerta máximo para risco de deslizamentos após chuvas intensas

Siga no

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico forte em razão do volume de chuvas registrado nos últimos dias (CBMMG + Defesa Civil de BH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico forte em razão do volume de chuvas registrado nos últimos dias e da previsão de novos episódios de precipitação durante a semana. O aviso vale até a próxima terça-feira (16/12) e atinge, principalmente, as regionais Oeste, Noroeste e Leste, onde o risco é considerado elevado.

Nas regionais Venda Nova, Pampulha e Centro-Sul, o risco é classificado como moderado. De acordo com o órgão, a principal preocupação é o alto grau de saturação do solo, que pode provocar deslizamentos de terra, quedas de muros e desabamentos, especialmente em áreas de encosta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos a sinais que indicam instabilidade do terreno e possíveis deslizamentos. Entre os indícios de risco estão o surgimento de trincas nas paredes, rachaduras no solo, portas e janelas emperrando, água empoçando no quintal, água minando da base de barrancos, inclinação de postes ou árvores, muros estufados e estalos na estrutura do imóvel.

Caso algum desses sinais seja observado, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado pelo 193.

Além disso, a população deve adotar medidas preventivas para reduzir os riscos, como evitar cortes muito altos ou inclinados em barrancos, instalar calhas nos telhados, consertar vazamentos em caixas-d’água e reservatórios, não jogar lixo ou entulho em encostas, não despejar esgoto nos barrancos e evitar queimadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para ampliar a prevenção, os moradores de Belo Horizonte podem se cadastrar para receber alertas por SMS sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e risco de deslizamentos. O cadastro é gratuito e pode ser feito enviando uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. Após o envio, uma mensagem de confirmação é encaminhada ao usuário.

Os alertas e orientações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil também podem ser acompanhados pelas redes sociais oficiais no Instagram, X e Facebook, além do canal público no Telegram, pelo endereço defesacivilbh.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Mensalidades de escolas particulares de BH têm reajustes acima da inflação para 2026

BH enfrenta semana de céu encoberto, chuvas frequentes e temperaturas amenas; veja a previsão

VÍDEO: Mulher é detida por pichar estátua durante manifestação em BH

Provas de concurso público em Contagem são canceladas no momento da aplicação

Domingo deve ser de pancadas fortes de chuva em Belo Horizonte; veja a previsão

Chuva forte em BH: Bombeiros alertam para riscos e orientam população; veja

Últimas notícias

Diretor de Hollywood Rob Reiner e esposa são encontrados mortos em casa nos EUA

Pedro Júnio sobre Leonardo Jardim: “A gente espera que ele fique”

Gabigol se pronuncia após eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil: ‘Assumo minha responsabilidade’

Torcedores vandalizam muro da Toca I com imagem de Gabigol e picham: ‘Vai embora, lixo’

‘Pênaltis não apagam nossa campanha’, diz Jardim após queda na Copa do Brasil

Corinthians provoca Cruzeiro após eliminação na Copa do Brasil: ‘É finalista!’

Seriado UFMG estreia com prova equilibrada e boa avaliação de professores e alunos

Cruzeiro perde nos pênaltis para o Corinthians e é eliminado da Copa do Brasil

Carla Zambelli renuncia ao mandato após STF determinar cassação