PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vítimas da tragédia em Brumadinho autorizam repasse de R$ 2,2 mi ao RS

Por

Siga no

Ricardo Stuckert/PR

Compartilhar matéria

Parte dos recursos pagos pela mineradora Vale a título de indenização pelo dano moral coletivo gerado na tragédia em Brumadinho será destinado ao Rio Grande do Sul. As vítimas do rompimento da barragem, ocorrido em janeiro de 2019, aprovaram a ajuda ao estado, que lida com inundações recordes decorrente de um grande volume de chuvas. Já foram confirmadas 147 mortes nas cidades gaúchas.

Ao todo, serão destinados R$ 2,2 milhões. A decisão foi anunciada nessa segunda-feira (13) nas redes sociais da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Do total, R$ 2 milhões serão repartidos entre o governo gaúcho e o Fundo de Reconstituição de Bens Lesados, sob gestão do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Os R$ 200 mil restantes serão doados para a Associação dos Familiares e Sobreviventes da Boate Kiss em Santa Maria (AVSTM), entidade que também está arrecadando fundos para ajudar as vítimas do desastre climático.

Os recursos são provenientes de fundo criado a partir de um acordo para indenizar parentes dos trabalhadores mortos na tragédia em Brumadinho. Foram perdidas 272 vidas, incluindo os bebês de duas mulheres que estavam grávidas. A maioria das vítimas era de empregados da Vale ou de empresas que prestavam serviço à mineradora.

O acordo que incluiu a criação do fundo também definiu os valores para as indenizações individuais aos pais, cônjuges ou companheiros e filhos do mortos. Com isso, foi encerrada uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) logo após a tragédia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para o fundo, a Vale precisou destinar R$ 400 milhões. A movimentação do dinheiro depende de aval de um conselho gestor, composto por representantes da Avabrum, do MPT, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) e da Defensoria Pública da União.

Boa parte do valor teve destinação para projetos de preservação da vida, nas áreas de saúde e de segurança alimentar. Os recursos já beneficiaram, por exemplo, hospitais, casas de saúde e instituições de pesquisa com a realização de reformas, financiamento de estudos, ampliação de leitos e aquisição de equipamentos. Também já foram liberados montantes para ações de qualificação de trabalhadores e geração de emprego e renda; proteção de indígenas, idosos e crianças; educação e preservação da memória.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mãe e filho de 6 anos ficam presos às ferragens após carro bater em carreta em Contagem

BH bate recorde de frio pelo terceiro dia consecutivo ao registrar 8,8°C durante a madrugada

Marcelo de Souza e Silva se reúne com Álvaro Damião e discute agenda estratégica para BH

Projeto que cria bairro em área de mineração em Nova Lima é sancionado; texto foi aprovado em meio a polêmica sobre tramitação acelerada

Tampinhas arrecadadas por estudantes ajudam a custear castrações de cães na Grande BH

Minas já registrou mais de 600 focos de incêndio em 2026

Últimas notícias

Zico? Saiba por que autor do gol do Egito tem nome de craque do Brasil 

Iván Román, do Atlético, se envolve em briga e é expulso em amistoso contra Portugal

Portugal vence Chile por 2 a 1 no penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo

F1: Veja o grid de largada para o GP de Mônaco com Antonelli na pole e Bortoleto em 16°

Equipe de Maiara nega problemas de saúde e anuncia ação judicial contra críticos

Humorista Ed Gama relata celular levado em assalto no Rio: ‘rasparam minha conta’

Brasil x EUA: onde assistir e horário do amistoso feminino

STF homologa acordo e suspende ação penal contra Sargento Rodrigues pelos atos de 8 de janeiro

Brasil vence a Bulgária e segue invicto na Liga das Nações