A madrugada desta segunda-feira (12/5) foi marcada por ventania, queda nas temperaturas e até sensação térmica abaixo de zero em diversos pontos de Belo Horizonte.
Segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram a 73,44 km/h na estação Cercadinho, localizada no bairro Santo Agostinho, região Oeste da capital. A temperatura mínima foi de 14,4°C, uma das menores do ano na cidade, e a sensação térmica chegou a -6ºC no início da manhã, por volta das 6h.
As rajadas de vento atingiram o nível 8, sendo consideradas “muito fortes” na Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos e seus efeitos em terra e no mar. A escala vai de 1 a 12, sendo o nível mais alto considerado furacão.
De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos dias é de manutenção do frio, especialmente nas madrugadas e no início das manhãs. As rajadas de vento devem continuar, mas com menor intensidade.
“A tendência ao longo da semana é de sensação térmica baixa em Belo Horizonte e região metropolitana, com temperaturas mais frias nas áreas mais altas”, pontua o meteorologista.
Ainda segundo Claudemir, não há previsão de chuva para os próximos dias. O tempo segue estável, com predomínio de céu parcialmente nublado e temperaturas amenas até o próximo fim de semana.