PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

STF autoriza inquérito da PF sobre atuação de influenciadores em defesa do Banco Master

Siga no

A investigação ficará sob a competência do STF (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou a abertura de um inquérito da Polícia Federal para investigar a atuação de influenciadores digitais que teriam promovido campanhas em defesa do Banco Master e realizado ataques ao Banco Central e a outras autoridades que contrariaram interesses da instituição, ligada ao empresário Daniel Vorcaro.

A investigação ficará sob a competência do STF, ao menos enquanto permanecerem sob a relatoria de Toffoli os inquéritos que apuram suspeitas envolvendo o Banco Master. Em análise preliminar, a Polícia Federal identificou indícios de uma campanha difamatória contra o Banco Central, com ataques virtuais que teriam sido organizados de forma coordenada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em petição apresentada ao Supremo, a defesa de Daniel Vorcaro negou qualquer envolvimento do empresário com as ações realizadas nas redes sociais. Ainda assim, o tema ganhou força após a circulação, no fim do ano passado, de conteúdos publicados por influenciadores que colocavam em dúvida a credibilidade do Banco Central durante o processo que culminou na liquidação da instituição financeira. Parte desses perfis, segundo apuração do Estadão, não possui relação com o setor financeiro.

Entenda o caso

O caso veio à tona após a divulgação de um vídeo do vereador Rony Gabriel (PL-RS), de Erechim, que afirmou ter recebido uma proposta intitulada “projeto DV”, iniciais que, segundo ele, fazem referência a Daniel Vorcaro. A proposta previa a produção de vídeos para redes sociais com a narrativa de que o Banco Master estaria sendo prejudicado pelo Banco Central.

Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realizado para avaliar a imagem do sistema financeiro nas redes, também identificou um ataque coordenado a instituições, concentrado em um intervalo de cerca de 36 horas, no fim de 2025.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Banco Central decretou, em 18 de novembro do ano passado, a liquidação extrajudicial do Banco Master. A decisão foi assinada pelo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, e encerrou um período de crescimento acelerado da instituição. Esse avanço, segundo o BC, foi sustentado pela captação de recursos com juros acima da média do mercado e pela aquisição de ativos de baixa liquidez, como empresas em dificuldades financeiras, precatórios e direitos creditórios.

Investigações sobre o caso apontam suspeitas de crimes de gestão fraudulenta. De acordo com apuração revelada pelo Estadão, o Banco Master teria se aproveitado de vulnerabilidades do mercado de capitais para realizar operações financeiras com o objetivo de desviar recursos para o patrimônio pessoal de Daniel Vorcaro e de familiares. O montante desviado chegaria a R$ 5,7 bilhões, segundo as investigações.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Polícia prende adestrador suspeito de manter cães em caixas sem água e alimento no DF

Tarcísio sanciona lei que reconhece ‘Vira-Lata Caramelo’ como expressão cultural em SP

Síndico confessa assassinato de corretora mineira desaparecida e leva polícia até corpo em Goiás

Cão comunitário Abacate é morto a tiros no Paraná e caso gera revolta

Fim da linha: orelhões devem desaparecer até 2028 em todo o Brasil

Boulos acredita que fim da escala 6×1 pode ser aprovado neste semestre

Últimas notícias

UE corre contra o tempo e abre mercado com Índia e Mercosul

Judicialização do PAT trava concorrência e encarece custos

Musk provoca: até onde a inteligência artificial pode ir?

Mostra de Tiradentes marca nova fase do cinema brasileiro

Dólar cai, Bolsa bate recorde e juros entram no radar

No BBB 26, Babu revela quem fica de fora da festa e Samira descobre ‘segredo’ de Chaiany

Matheus Moreira é o segundo eliminado do BBB 26; confira as porcentagens

O Agente Secreto é indicado ao César, maior prêmio do cinema francês

Ensaios de Carnaval desta quarta-feira (28/1)