PUBLICIDADE

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador? Conheça a história do 1º de maio no Brasil

Siga no

Enquanto no mundo se celebrava o Dia do Trabalhador, no Brasil, a data ficou instituída como Dia do Trabalho durante a era Vargas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Você já deve ter escutado por aí o provérbio popular que diz que “o trabalho dignifica o homem”. Em linhas gerais, ele atribui ao trabalho um valor inegociável, algo que deve ocupar o centro da vida das pessoas. O que você pode não saber é que esse pensamento foi difundido no Brasil na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas. Naquela época, enquanto no mundo todo se celebrava o Dia do Trabalhador, no Brasil, a data ficou instituída como Dia do Trabalho.

Em conversa com a Rede 98, o professor de história Raul Lanari explicou que essa diferença de nomenclatura estava longe de ser apenas gramatical. Ela simbolizou uma estratégia política para tirar o protagonismo dos trabalhadores e atribuí-lo ao próprio governo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dia 1º de maio foi eleito como o Dia Internacional do Trabalhador por causa de uma greve operária ocorrida nos Estados Unidos no século 19 durante o processo da Revolução Industrial. Naquele contexto, os trabalhadores reivindicavam melhores salários e jornadas de trabalho de 8 horas diárias com intervalos para descanso e alimentação.

No Brasil, porém, o feriado tinha pouca aderência, já que o movimento operário nacional era criminalizado por estar atrelado ao movimento anarquista. Foi então que Getúlio Vargas ressignificou o 1º de maio, mudando o nome da data para Dia do Trabalho.

“Essa é uma mudança substancial e muito importante, porque quando a comemoração passa a ser pelo trabalho e não pelo trabalhador, o protagonismo das pessoas que lutam por melhores condições de trabalho e melhores salários é completamente apagado em prol de um valor, que é o valor do trabalho. E esse valor foi utilizado especialmente no governo do Vargas com um viés conservador, ou seja, o trabalho como valor que legitimaria as pessoas a terem direitos”, explicou o professor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Naquela época, conforme explica Raul Lanari, no dia 1º de maio começaram a ocorrer no Brasil desfiles oficiais que glorificavam o governo Vargas. A data só foi retomada pelos trabalhadores e voltou a ser conhecida como Dia do Trabalhador após a Ditadura Militar, no contexto de redemocratização brasileira.

“A influência varguista nessa configuração do Dia do Trabalho foi importantíssima e só com a constituição de 1988 e com a volta da pluralidade sindical que a comemoração voltou a ser investida no seu sentido de luta, das reivindicações, das campanhas salariais, que é o que a gente vê hoje em dia”, finalizou o professor.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Brasil emplaca 24 azeites entre os melhores do mundo em ranking internacional; confira

PF sugere a Moraes incluir Cid em programa de proteção a testemunhas

Enem: candidata encontra reportagem assinada por ela em questão: ‘Fiquei com medo de errar’

Justiça do Rio suspende falência da Oi decretada dias antes por juíza

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de coação

Anvisa proíbe suplementos irregulares e alerta para riscos à saúde

Últimas notícias

Cruzeiro fica à frente do Atlético em pesquisa de maiores torcidas do Brasil

Zagueiro do Cruzeiro é expulso, mas Brasil elimina Paraguai nos pênaltis na Copa do Mundo Sub-17

Ancelotti justifica Militão na lateral-direita e projeta Copa do Mundo: ‘defender é fundamental’

Educação reduz risco de múltiplas doenças na velhice, aponta estudo da UFMG

Agricultura mineira além do café com leite: os recordes que Minas alcança no campo

Anvisa suspende 4 marcas de glitter plástico vendido como ingrediente alimentar

Fazenda reduz para 2,2% projeção de crescimento do PIB em 2025

Procon-MG multa Amazon em R$ 2,7 milhões por atrasos e falhas na entrega de produtos

Letal pelo alto, Vitor Hugo iguala temporada mais artilheira da carreira