Um homem foi preso em flagrante na última quarta-feira (20/8) após abandonar um cão no estacionamento do Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina. O autor teria sido impedido de embarcar com o animal.
Os funcionários da concessionária do aeroporto, ao localizarem a caixa com o animal, acionaram a Polícia Civil. Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação do homem.
Durante a investigação, a equipe descobriu que o homem havia ingressado em um voo com destino a Brasília. Os policiais catarinenses contataram a Polícia Civil do Distrito Federal, através do Posto Policial do Aeroporto Internacional de Brasília e, ainda, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA).
Os policiais civis da capital federal então realizaram a abordagem e a prisão em flagrante do homem por maus-tratos a animal, na modalidade de abandono de cão.
“O delegado esclareceu que o motivo do abandono do animal foi porque ele estava em uma caixa com dimensões pequenas e inadequadas ao transporte. Desse modo, a companhia aérea informou ao passageiro, ainda no balcão da empresa, que ele poderia remarcar o voo, sem qualquer custo adicional, porém, ele preferiu abandonar o animalzinho no estacionamento do aeroporto e seguir viagem na companhia da mulher e do filho bebê. Quando da prisão, a autoridade policial permitiu que a família do preso seguisse viagem até o destino”, explicou Jônatas Silva, chefe da DRCA.