PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula projeta ‘ano da verdade’ e destaca fim da invisibilidade social em balanço de governo

Siga no

O discurso focou na estratégia de reconstrução nacional, no impacto das políticas sociais e na diplomacia internacional (Reprodução/Gov.br)

Compartilhar matéria

O presidente Lula realizou nesta quarta-feira (17/12) um balanço do terceiro ano de mandato e projetou o cenário para o próximo ciclo eleitoral. Ele classificou o encerramento do ano como uma “situação amplamente favorável”, apesar de reconhecer que a aprovação não se reflete com a mesma intensidade nas pesquisas de opinião pública.

O discurso focou na estratégia de reconstrução nacional, no impacto das políticas sociais e na diplomacia internacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Evolução da gestão

Lula descreveu as fases narrativas e práticas de sua administração, dividindo o período entre a reorganização institucional e a entrega de resultados.

“Nós começamos esse governo falando a palavra reconstrução e união. Ou seja, a gente pegou um país desmontado, a gente começou a reconstruir e a gente trabalhou muito a questão da união. Depois, no começo do desse ano, a gente começou a falar que a gente estava, sabe, plantando e que esse ano seria o ano da colheta.”

Segundo o presidente, a maioria das políticas necessárias já foi anunciada. Ele definiu o próximo período eleitoral como um momento decisivo de confronto de visões. “O ano eleitoral vai ser o ano da verdade. Ou seja, nós temos que criar a ideia da hora da verdade. para mostrar quem é quem nesse país.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Inclusão e cultura

O presidente apontou o resgate da dignidade da população de baixa renda como um dos principais legados. Ele afirmou que a gestão encerrou a marginalização social desse grupo.

“A verdade nua e crua é que nós acabamos com a invisibilidade do povo pobre desse país. Nós acabamos com a invisibilidade de um povo que só era reconhecido em época de eleição.”

Lula citou a segurança alimentar e o acesso ao lazer como indicadores práticos dessa mudança. “Ou seja, hoje as pessoas estão tendo o direito de comer três vezes ao dia. As pessoas estão tendo o direito de ir a um cinema.”

Ele vinculou esse acesso à recriação e ao fortalecimento da pasta da Cultura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“As pessoas estão tendo direito de ir ao cinema porque também nunca se investiu tanto em cultura como se investiu nesses 3 anos num país em que não existia mais Ministério da Cultura.”

Relações Internacionais

No âmbito externo, Lula defendeu o diálogo como ferramenta econômica e humanitária para evitar conflitos. Ele mencionou uma conversa com o presidente Donald Trump para ilustrar sua posição.

“Aliás, eu falei pro Trump, o Trump fica mais barato conversar e menos sofrível conversar do que guerra. Se a gente acreditar no poder do argumento, no poder da palavra, a gente evita muita confusão na vida dos países.”

O presidente encerrou a fala demonstrando otimismo com a performance administrativa. “E assim nós conseguimos terminar o ano numa situação amplamente favorável, embora isso não apareça com a força que deveria aparecer nas pesquisas de opinião pública.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Governo cria linha de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões

Brasil realiza 1º lançamento comercial de foguete em Alcântara nesta quarta

Trama golpista: por unanimidade, STF condena mais cinco réus e absolve um

STF: Moraes vota por condenar mais 5 réus da trama golpista e absolver um

Novas regras para horários de hotéis entram em vigor nesta terça-feira

Últimas notícias

SBT substitui especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves

Filho e preparador físico de confiança acompanham Tite no Cruzeiro; conheça a nova comissão técnica

Mulher abandona filhotes de cachorro em caixa de isopor no bairro Castelo

Minas Gerais registra recorde histórico de abertura de empresas em 2025

98 News conquista 3º lugar na 13ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo

Trabalhadora será indenizada após ser eleita como ‘Rainha do Absenteísmo’ em evento da empresa

Não chegue de mãos vazias nas festas de fim de ano; a Marília de Dirceu tem tortas e doces a pronta entrega

Privatização da Copasa vai a 2° turno na ALMG nesta quarta-feira

CBF divulga tabela completa do Atlético no Campeonato Brasileiro de 2026