Muitos brasileiros tentam, ano a ano, solicitar a cidadania italiana para morar, trabalhar, estudar ou apenas circular livremente pelo país europeu. Para conseguir essa documentação, porém, é necessário que se comprove o parentesco com algum nativo da Itália.
Segundo o jornal O Globo, pessoas com alguns sobrenomes históricos do Norte ou Sul da Itália podem ter facilidades nesse processo. Ser registrado com algum desses nomes garante prioridade no processo, mas não dá garantia de aprovação da cidadania italiana.
Vale lembrar que em 29 março o governo da Itália publicou um decreto que endurece as regras para que descendentes de italianos obtenham a cidadania do país. O texto determinou que somente filhos e netos de pessoas nascidas na Itália possam obter a cidadania.
A nova regra, fortemente apoiada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, exclui quem tem bisavós ou parentes mais distantes. “Houve abusos de pedidos de cidadania ao longo dos anos”, afirmou Tajani.
Como solicitar a cidadania italiana
Para solicitar a cidadania italiana é necessário acessar o site do consulado italiano correspondente e preencher o formulário com os dados pessoais.
Em seguida, o interessado deve confirmar a inscrição por e-mail e agendar um horário para apresentar todos os documentos exigidos, como Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão Negativa de Naturalização do ascendente italiano, entre outros.
Sobrenomes que podem facilitar a cidadania italiana
Abate, Labate, Abatantuono, Abaticola, Achilla, Achille, Achilleo, Achillini, Anes, Anesin, Anesini, Annes, Annesi, Bianchini, Bianchetti, Biancone, Lo Bianc, Bottari, Bottarelli, Bottarini, Bottaro, Chiletti, Chiloni, Chilesotti,
Della Giovanna, Da Rossa, Espósito, Degli Sposti, Fiore, Flores, Giani, Giovannetti, Larossa, Nalesso, Natale, Risso, Ricci, Sorace, Suraci, Soracca, Soracchi, Soracco, Vani, Vannicelli, Vanno, Vanetto, Zanella, Zanoli, Zannier.