Ao vivo
98 Dá o Play

Estes sobrenomes podem facilitar a emissão da cidadania italiana; confira

Siga no

Pessoas com alguns sobrenomes podem ter facilidades na obtenção da cidadania italiana, embora ela não seja garantida por isso (Governo da Itália/Divulgação)

Muitos brasileiros tentam, ano a ano, solicitar a cidadania italiana para morar, trabalhar, estudar ou apenas circular livremente pelo país europeu. Para conseguir essa documentação, porém, é necessário que se comprove o parentesco com algum nativo da Itália.

Segundo o jornal O Globo, pessoas com alguns sobrenomes históricos do Norte ou Sul da Itália podem ter facilidades nesse processo. Ser registrado com algum desses nomes garante prioridade no processo, mas não dá garantia de aprovação da cidadania italiana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale lembrar que em 29 março o governo da Itália publicou um decreto que endurece as regras para que descendentes de italianos obtenham a cidadania do país. O texto determinou que somente filhos e netos de pessoas nascidas na Itália possam obter a cidadania.

A nova regra, fortemente apoiada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, exclui quem tem bisavós ou parentes mais distantes. “Houve abusos de pedidos de cidadania ao longo dos anos”, afirmou Tajani. 

Como solicitar a cidadania italiana

Para solicitar a cidadania italiana é necessário acessar o site do consulado italiano correspondente e preencher o formulário com os dados pessoais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seguida, o interessado deve confirmar a inscrição por e-mail e agendar um horário para apresentar todos os documentos exigidos, como Certidão de Nascimento ou Casamento, Certidão Negativa de Naturalização do ascendente italiano, entre outros.

Sobrenomes que podem facilitar a cidadania italiana

Abate, Labate, Abatantuono, Abaticola, Achilla, Achille, Achilleo, Achillini, Anes, Anesin, Anesini, Annes, Annesi, Bianchini, Bianchetti, Biancone, Lo Bianc, Bottari, Bottarelli, Bottarini, Bottaro, Chiletti, Chiloni, Chilesotti,

Della Giovanna, Da Rossa, Espósito, Degli Sposti, Fiore, Flores, Giani, Giovannetti, Larossa, Nalesso, Natale, Risso, Ricci, Sorace, Suraci, Soracca, Soracchi, Soracco, Vani, Vannicelli, Vanno, Vanetto, Zanella, Zanoli, Zannier.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Operação da PF em Minas mira quadrilha que fraudou contas da plataforma Gov.br

MP pede condenação de sete acusados pelo incêndio no Ninho do Urubu

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

R$ 27 bilhões: Lula assina com China acordos para desenvolver vacinas, insumos farmacêuticos e equipamentos de saúde

Atlas da Violência: Brasil tem dez mulheres assassinadas por dia

Taxa de mortes em acidentes de motocicletas cresce 12,5% no país

Últimas notícias

Do ‘sem vergonha’ ao ‘time da virada’: a oscilação da torcida atleticana na vitória contra o Fluminense

Carlo Ancelotti se despede do Real Madrid e confirma acerto com a Seleção

Empresa chinesa de delivery chega ao Brasil para bater de frente com iFood

Teste

Projeto de Lei prevê ‘adoção’ de lixeiras por parte de empresas e moradores de BH; entenda

Cemig apura causas do apagão em bairros de BH

Prefeitura de BH adia fim das obras da Rua Sapucaí

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir desta terça-feira

Apagão atinge várias regiões de Belo Horizonte nesta segunda (12/05)