Siga no

O filme Cabela de Boi mergulha na identidade cultural de Uberaba (Divulgação)

O filme Cabela de Boi mergulha na identidade cultural de Uberaba (Divulgação)

Compartilhar matéria

Gravado inteiramente em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o curta-metragem “Cabeça de Boi” é o único filme mineiro selecionado para a Mostra Competitiva do 53º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais do país. Dirigido por Lucas Zacarias, o filme já foi exibido no Centro Cultural SESI Minas Uberaba e concorre ao Kikito em 10 categorias, incluindo Direção de Arte, assinada por Michael Silveira.

“O ‘Cabeça de Boi’ é um documentário de ficção. A premissa do filme é contar a história de Uberaba. A gente começa com um espírito que vai reencarnar na cidade e, nesse meio-tempo, ele tem sonhos com pessoas com cabeça de boi”, explica Michael em entrevista na 98 News nesta terça-feira (5/8). “Ele descobre que vai reencarnar em uma cidade que se guia por três pilares: os fósseis, o espiritismo e o gado”, conta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O filme mergulha na identidade cultural de Uberaba, cidade conhecida pelo Geoparque de fósseis de dinossauros, por ter abrigado Chico Xavier e por sediar a Expozebu, que movimenta o mercado do gado Nelore, considerado o mais valorizado do mundo.

“O personagem chega a um terreno na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, que nunca foi construído. Ali, segundo a lenda, uma família morreu de tuberculose e uma cabeça de boi foi enterrada. E a crença diz que onde uma cabeça de boi é enterrada, nada prospera”, contou o diretor de arte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Máscaras realistas em cena

As cabeças de boi, que chamam a atenção no filme, foram confeccionadas com impressão 3D e pintura manual para transmitir realismo. “O Lucas me chamou e disse: ‘O grande elemento do filme é a cabeça de boi’. A gente pesquisou várias referências, mas queria algo realista, que parecesse ter sido desenterrado. Foram três meses de pesquisa, testes com materiais e pintura. O fogo ajudou a criar esse aspecto envelhecido. Além disso, pensamos no conforto e na segurança dos bailarinos que usaram as máscaras nas performances”, detalhou Michael.

A narrativa também explora a espiritualidade e o misticismo de Uberaba, com uma narração em francês feita por inteligência artificial, reforçando o tom fantástico da produção.

“A ideia do filme é falar da cidade do interior e desse apagamento histórico que vai acontecendo ao longo do tempo. O boi se preserva como imagem central, enquanto outros elementos culturais e afetivos vão se perdendo”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Representatividade mineira e expectativa

O curta já percorreu outros festivais menores e estreia em Gramado como representante único de Minas na mostra competitiva, selecionado entre 1.080 inscritos.

“A gente ficou muito feliz. O filme é 100% uberabense, feito com lei Paulo Gustavo e equipe local. Até cogitamos fazer algumas impressões fora, mas priorizamos que tudo fosse produzido em Minas”, destacou Michael.

A equipe concorre em dez categorias e acompanhará a premiação, no dia 22 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube do festival. Para o público mineiro, há a expectativa de futuras exibições em Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Vice-presidente da Câmara diz que pautará anistia se Hugo Motta sair do país

Oposição ocupa plenários do Congresso em protesto por anistia e impeachment de Moraes

Tarifaço de Trump pode tirar R$ 110 bilhões da economia brasileira, aponta estudo da FIEMG

“Tax Note”; brasileiro explica ‘novela’ do tarifaço ao estilo do anime Death Note

EUA criam caução de até R$ 82 mil para vistos de turismo e negócios; Brasil fica fora da lista inicial

Cesta básica tem quarta queda seguida em Belo Horizonte, mas custo segue alto

Últimas notícias

América anuncia Paulo Assis como novo diretor executivo de futebol

Alckmin afirma que tarifaço imposto por Trump é ‘totalmente injustificável’

Neste Dia dos Pais, surpreenda com os sabores da Pastelaria Marília de Dirceu; encomende online ou visite a loja

Parada cardíaca provocou morte de Ozzy Osbourne, revela atestado de óbito

Ídolo do Porto, Jorge Costa morre aos 53 anos e recebe homenagens de Cristiano Ronaldo e mais jogadores

Bistrô Birosca deixa o Santa Tereza após 13 anos e anuncia novo endereço em BH

PBH está com inscrições abertas para cursos gratuitos de gastronomia

Licenciamento ambiental: o que muda com o novo marco legal

Clube norueguês premia melhor em campo com 55 kg de batatas