Cartilhas do MP orientam cidades mineiras sobre acessibilidade e inclusão

Siga no

Érika Matozinhos durante lançamento das cartilhas (MPMG/Divulgação)

Compartilhar matéria

O Ministério Público de Minas Gerais lançou uma coleção de cartilhas para orientar gestores públicos e a população sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. A iniciativa faz parte do Projeto Ampliar, que busca fomentar políticas públicas de curto, médio e longo prazo em municípios do interior mineiro.

De acordo com a promotora de Justiça Érika Matosinhos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAOIPCD), o material tem um objetivo consistente. Ela falou sobre o assunto em entrevista na 98 News nesta quarta-feira (9/7).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essas cartilhas vieram no sentido de dar mais concretude e esclarecer pros gestores e pra população o que é verdadeiramente acessibilidade. Elas foram pensadas para que a gente fomente nos municípios uma política pública de obras, posturas e capacitação de servidores no sentido de efetivamente garantir a inclusão das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, das pessoas idosas e tantas outras que precisam da adaptação dos espaços públicos para exercer seus direitos com autonomia, segurança e dignidade.”

Três volumes, múltiplos desafios

A coleção foi dividida em três volumes. O primeiro aborda as barreiras comunicacionais e atitudinais, que envolvem a forma como a sociedade encara a diversidade humana.

“Eu ouso dizer que o maior desafio nosso é a barreira atitudinal. Nós ainda temos, enquanto sociedade, atitudes muito capacitistas, muito discriminatórias. A gente infantiliza muito as pessoas com deficiência e esse é um desafio que a gente precisa enfrentar com urgência.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O segundo volume trata das barreiras urbanísticas, arquitetônicas e de transporte, com destaque para o conceito de desenho universal.

“Espaços públicos, produtos e serviços devem ser pensados desde a sua origem para atender todas as pessoas com segurança e autonomia, independentemente das suas características pessoais. Qualquer produto e espaço público deve ser pensado para todos.”

Já o terceiro volume foca nas tecnologias acessíveis, explicando o que são, como funcionam e de que forma transformam a vida de milhões de pessoas ao ampliar sua autonomia e participação social.

Principais falhas no país

Durante a entrevista, a promotora fez um diagnóstico das deficiências atuais de acessibilidade nas cidades brasileiras.

“A gente ainda verifica só andar por Belo Horizonte que a gente percebe calçadas que não são acessíveis. O nosso transporte público não foi pensado de acordo com o desenho universal, os semáforos com sinal sonoro muitas vezes não funcionam, e os prédios públicos nem sempre são plenamente acessíveis. As tecnologias também muitas vezes não garantem a plena acessibilidade.”

Ela reforça que, mesmo com os avanços legais, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer.

“Nós temos inúmeros desafios e precisamos falar muito sobre esse assunto. É essencial divulgar a Lei Brasileira de Inclusão para que a população se aproprie desses conceitos e da importância desse tema para termos uma sociedade realmente inclusiva.”

Planejamento com orçamento

Segundo Érika, o Projeto Ampliar foi pensado justamente para garantir que a inclusão seja incorporada ao planejamento financeiro das prefeituras.

“A ideia do projeto é garantir a inclusão no orçamento dos valores necessários para que sejam feitas as obras e capacitações. Pensamos no que é possível implementar de maneira imediata, o que dá para fazer a médio prazo e o que pode ser feito a longo prazo. E inserir isso no orçamento para que efetivamente essas ações sejam executadas.”

A iniciativa do MP de Minas conta com o apoio de entidades parceiras e visa sensibilizar os gestores municipais para o compromisso com a acessibilidade plena.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cinema de graça! Projeto ocupa 13 parques de BH com exibição gratuita de filmes

Teletrabalho integral para servidoras lactantes do estado é regulamentado; veja condições

Você sabe como seu time realmente funciona? O mapeamento comportamental pode ajudar

Primeira impressão: o que a sua imagem revela antes mesmo de você dizer uma palavra?

‘Belo Horizonte ficou parada no tempo, mas estamos virando essa página’, diz prefeito Álvaro Damião

BH terá novo Cras no Cabana; obra de R$ 1,2 milhão deve atender até 6 mil famílias

Últimas notícias

Hulk vê atraso salarial como ‘situação delicada’ e espera solução rápida do Atlético

Chelsea ‘dá troco’ no Flamengo após se classificar para a final do Mundial de Clubes

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti é condenado à prisão por fraude fiscal

Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

Ranking 2025 revela as maiores mineradoras do mundo em receita; confira lista completa

Retrofit avança em BH: prédio histórico no Centro será transformado em moradia

O futuro do trabalho: e se o CEO fosse a única pessoa da empresa?

O legado mais poderoso de Papa Francisco

Como criar metas financeiras que você realmente vai cumprir