Acelerar o trabalho de exploração e extração de petróleo e gás em Minas. Esse é o objetivo da inauguração de novo centro de inteligência artificial na capital mineira, focado no setor de petróleo e gás.
Criado pela petroleira mineira Elysian Petroleum, o projeto tem investimento de R$ 81 milhões para automatizar as etapas de exploração e extração de petróleo, reduzindo o tempo necessário para esses processos.
Segundo o CEO da empresa, Ernani Machado, o centro tecnológico quer posicionar Minas Gerais como um polo de inovação. “Essa tecnologia de IA para localização e extração de petróleo e gás é inédita no mundo, e tem diversas aplicabilidades em todos os setores da economia”, destacou Ernani.
Cerca de 50 projetos, segundo o CEO, estão em desenvolvimento em parcerias com universidades da Europa e EUA, e centros de pesquisa nacionais, como o Senai, e internacionais.
Embora o foco inicial seja petróleo e gás, o CEO pontua que a IA tem diversas aplicabilidades em outros setores da economia, como segurança, mineração e agronegócio.
Automação
Ernani Machado explica que o centro de inovação pretende automatizar várias etapas do desenvolvimento da exploração de petróleo e gás em duas vertentes: uma para localizar o petróleo e gás com tecnologias inovadoras, e outra para a extração.
“A exploração e extração visam ser mais sustentáveis possível, focadas no meio ambiente e na economia de gastos, evitando excessos de custos e tempo que são comuns em projetos de petróleo e gás”, afirmou Ernane.
A redução de tempo na exploração é outra promessa da solução que, segundo o empresário, pode ser de “décadas”. “Processos que antes demoravam anos ou décadas podem ser reduzidos a meses ou poucos anos, o que representa uma redução significativa no tempo.”
Embora ainda seja necessário testar as tecnologias para mensurar um número preciso do impacto econômico, a redução no tempo de exploração é um indicativo do ganho.