PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com baixa cobertura vacinal, Saúde confirma ação nas escolas para imunizar crianças

Siga no

Foto: Adão de Souza / PBH

Compartilhar matéria

Com uma cobertura vacinal abaixo do necessário em crianças, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte vai realizar ações nas escolas para aumentar a imunização contra a gripe. A informação foi confirmada pela assessora da Diretoria de Promoção a Saúde e Vigilância Epidemiológica da capital, Jandira Lemos, em entrevista à Rede 98.

Segundo ela, não é possível ainda confirmar quando isso acontecerá. No entanto, Jandira confirmou que o planejamento já está acontecendo e a ação deve começar pelas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós estamos planejando a vacinação começando pelas EMEIs, que são das crianças menores. Nós já estamos nos organizando. Não dá para, hoje, eu falar que começamos amanhã. Nós temos que nos organizar. Muitas vezes eu tenho que contratar profissionais, que é o que Belo Horizonte faz todo ano para fazer essa vacinação.”, disse Jandira.

A assessora destacou ainda que, neste momento, a cobertura vacinal infantil neste momento está na casa dos 8,5%. O número está muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que prega uma cobertura de 90%. Até o momento, pouco mais de 13 mil crianças tomaram a vacina.

Outras ações

Além disso, Jandira Lemos destacou que as equipes de vacinação também trabalham em outras vertentes. Segundo ela, os profissionais já estão indo até as ILPIs, que são Instituições de Longa Permanência de Idosos e trabalhando na vacinação dos acamados.

Vale destacar ainda que, nesta segunda-feira (28), a Prefeitura abriu um posto extra na Faculdade Estácio, do bairro Floresta, na região Leste de BH. Nesse posto, apenas pessoas acima de 18 anos receberão a vacina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Os dados de Belo Horizonte mostram um aumento do número de casos e essa vacina já está disponível nos nossos postos desde o dia 31 de março. Precisamos lembrar a nossa população que ela deve procurar uma unidade de saúde se vacinar. (…) A vacina da gripe está aí para proteger. Um dólar gasto em vacina economiza 54 dólares nos cuidados das sequelas das doenças”, afirmou a assessora.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a gripe, já foram aplicadas mais de 161 mil doses. Desse total, cerca de 132 mil foram nos grupos de risco, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Segundo a última atualização, Belo Horizonte tem, neste momento, cerca de 20% de cobertura nesse grupo prioritário.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente repórter da Rede 98, CNN Esportes e Versus Esporte. Produtor na CazéTV. Colunista do Portal 1921. Com passagens por TV Band Minas e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Idoso morre após casa pegar fogo em Betim

Avião tomba ao fazer pouso forçado no Aeroporto da Pampulha nesta sexta

Justiça decreta prisão preventiva de um dos acusados pela morte de Alice na Savassi

Morre criança que foi soterrada após casa desabar em Sabará

Sexta-feira tem previsão de chuva forte, mas céu deve abrir no final de semana em BH

Batida entre carros deixa um morto e outros dois feridos na Via Expressa em Contagem

Últimas notícias

Médico do Atlético destaca ‘azar’ de atacante com passagem apagada pelo clube

Congresso aprova Orçamento de 2026 com reserva de R$ 61 bi para emendas parlamentares

João Marcelo não deve permanecer no Atlético e busca novo clube

Música, teatro e dança: Festival A Capital do Mundo movimenta o Barreiro até março de 2026

Perícia conclui que Bolsonaro tem hérnia e precisa de cirurgia

Sabores de Minas conquistam o mundo e colocam o estado entre os melhores destinos de 2026

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

STF nega recurso de Bolsonaro e outros condenados por trama golpista

Sóstenes chama operação da PF que localizou R$ 430 mil de ‘perseguição a quem é conservador’