Com baixa cobertura vacinal, Saúde confirma ação nas escolas para imunizar crianças

Siga no

Foto: Adão de Souza / PBH

Compartilhar matéria

Com uma cobertura vacinal abaixo do necessário em crianças, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte vai realizar ações nas escolas para aumentar a imunização contra a gripe. A informação foi confirmada pela assessora da Diretoria de Promoção a Saúde e Vigilância Epidemiológica da capital, Jandira Lemos, em entrevista à Rede 98.

Segundo ela, não é possível ainda confirmar quando isso acontecerá. No entanto, Jandira confirmou que o planejamento já está acontecendo e a ação deve começar pelas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nós estamos planejando a vacinação começando pelas EMEIs, que são das crianças menores. Nós já estamos nos organizando. Não dá para, hoje, eu falar que começamos amanhã. Nós temos que nos organizar. Muitas vezes eu tenho que contratar profissionais, que é o que Belo Horizonte faz todo ano para fazer essa vacinação.”, disse Jandira.

A assessora destacou ainda que, neste momento, a cobertura vacinal infantil neste momento está na casa dos 8,5%. O número está muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que prega uma cobertura de 90%. Até o momento, pouco mais de 13 mil crianças tomaram a vacina.

Outras ações

Além disso, Jandira Lemos destacou que as equipes de vacinação também trabalham em outras vertentes. Segundo ela, os profissionais já estão indo até as ILPIs, que são Instituições de Longa Permanência de Idosos e trabalhando na vacinação dos acamados.

Vale destacar ainda que, nesta segunda-feira (28), a Prefeitura abriu um posto extra na Faculdade Estácio, do bairro Floresta, na região Leste de BH. Nesse posto, apenas pessoas acima de 18 anos receberão a vacina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Os dados de Belo Horizonte mostram um aumento do número de casos e essa vacina já está disponível nos nossos postos desde o dia 31 de março. Precisamos lembrar a nossa população que ela deve procurar uma unidade de saúde se vacinar. (…) A vacina da gripe está aí para proteger. Um dólar gasto em vacina economiza 54 dólares nos cuidados das sequelas das doenças”, afirmou a assessora.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a gripe, já foram aplicadas mais de 161 mil doses. Desse total, cerca de 132 mil foram nos grupos de risco, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Segundo a última atualização, Belo Horizonte tem, neste momento, cerca de 20% de cobertura nesse grupo prioritário.

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Alves

Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com passagens por TV's e rádios. Repórter, âncora e comentarista.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cachorrinho é resgatado pelos bombeiros após ficar três dias preso em córrego de BH

Saiba como vai ficar o tempo em Minas Gerais com a chegada do inverno

Vazamento de gás mobiliza força-tarefa na Savassi; perímetro é isolado

Ator Francisco Cuoco morre aos 91 anos em São Paulo

Justiça solta homem que quebrou relógio histórico em atos golpistas

Lula compara destruição na Faixa de Gaza a Brasil pós-Bolsonaro em podcast

Últimas notícias

O Brasil que não nasce

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Com gol de Messi de falta, Inter Miami vence a primeira na Copa do Mundo de Clubes

Filhos de integrantes do Beatles gravam música com o grupo Mantra of the Cosmos

Atlético nega rumores de venda da SAF para bilionário norte-americano dono do Arsenal

Lula defende aumento do IOF como forma de financiar gastos públicos

Menino de 2 anos fica mais de uma hora com panela de pressão presa na cabeça em Minas Gerais

Abin Paralela monitorou por engano homônimo de Moraes, diz PF

Meia do Cruzeiro é festejado por torcedores do Al-Hilal durante partida do Mundial