PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com coordenação da UFMG, SUS recebe reforço de 760 enfermeiros obstétricos

Siga no

No Brasil, há um enfermeiro obstétrico para cada quatro médicos, enquanto internacionalmente a proporção é invertida. (Foto: Enfermeira atendendo bebê em uti neonatal Foto: (Karoline Barreto/CMBH)

Compartilhar matéria

O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais em formação no curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Alyne. Iniciado em novembro de 2025, o curso é destinado a profissionais com, no mínimo, um ano de experiência na atenção à saúde das mulheres no SUS.

A formação é coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com 38 instituições e apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa conta com investimento de R$ 17 milhões e tem como objetivo ampliar a formação de especialistas para fortalecer a atenção obstétrica e neonatal. Atualmente, o Brasil possui cerca de 13 mil profissionais da área, número considerado insuficiente para atender à demanda nacional. 

De acordo com o ministério, no Brasil há apenas 13 mil enfermeiros obstétricos registrados no sistema do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Desse número, 46% (6.247) têm vínculo com algum estabelecimento de saúde registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o que confirma a insuficiência de profissionais para atender à demanda nacional. 

Em contrapartida, em países cujo modelo de atenção é baseado na enfermagem obstétrica há uma densidade maior de profissionais, variando entre 25 e 68 por 1 mil nascidos vivos, enquanto no Brasil são cinco por 1 mil nascidos vivos, segundo dados da Abenfo de 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O enfermeiro obstétrico é o profissional especializado que cuida da saúde da mulher durante a gravidez, o parto e o pós-parto, em partos naturais ou vaginais, tornando-os mais humanizados e garantindo à gestante mais confiança e tranquilidade. Ele faz exames, auxilia no parto, presta cuidados ao recém-nascido e colabora com os médicos para garantir um atendimento seguro.

Rede Alyne

A Rede Alyne, criada em 12 de setembro de 2024, surge como uma reformulação da antiga Rede Cegonha, de 2011. A iniciativa presta homenagem a Alyne Pimentel, mulher negra vítima de negligência médica em 2013. O caso teve repercussão internacional e levou o Brasil a se tornar o primeiro país responsabilizado por morte materna no âmbito do sistema global de direitos humanos.

O programa tem como meta diminuir a mortalidade materna em 25% até 2027, com um foco ainda mais expressivo na redução de 50% entre mulheres negras, assegurando um cuidado digno, qualificado e humanizado durante a gestação, o parto e o pós-parto.

*Com informações de Agência Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Ludmila Souza

Graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). É fotógrafa e amante de narrativas visuais.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

STF autoriza inquérito da PF sobre atuação de influenciadores em defesa do Banco Master

Polícia prende adestrador suspeito de manter cães em caixas sem água e alimento no DF

Tarcísio sanciona lei que reconhece ‘Vira-Lata Caramelo’ como expressão cultural em SP

Síndico confessa assassinato de corretora mineira desaparecida e leva polícia até corpo em Goiás

Cão comunitário Abacate é morto a tiros no Paraná e caso gera revolta

Fim da linha: orelhões devem desaparecer até 2028 em todo o Brasil

Últimas notícias

Adélia Prado recebe alta da UTI e evolui de forma ‘satisfatória’

UE corre contra o tempo e abre mercado com Índia e Mercosul

Judicialização do PAT trava concorrência e encarece custos

Musk provoca: até onde a inteligência artificial pode ir?

Mostra de Tiradentes marca nova fase do cinema brasileiro

Dólar cai, Bolsa bate recorde e juros entram no radar

No BBB 26, Babu revela quem fica de fora da festa e Samira descobre ‘segredo’ de Chaiany

Matheus Moreira é o segundo eliminado do BBB 26; confira as porcentagens

O Agente Secreto é indicado ao César, maior prêmio do cinema francês