Corregedor da Câmara pede suspensão de 3 deputados envolvidos em motim

Siga no

De acordo com as regras internas da Câmara, os pedidos de suspensão de mandatos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário (Foto: Agência Brasil)

Compartilhar matéria

A corregedoria da Câmara dos Deputados recomendou nesta sexta-feira (19) a suspensão dos mandatos de três deputados e a aplicação de censura escrita para 14 parlamentares da oposição que participaram do motim no plenário da Casa, no início do mês passado.

Ao finalizar a análise das representações abertas contra os parlamentares, o corregedor da Casa, deputado Diego Coronel (PSD-BA), sugeriu ao Conselho de Ética da Câmara a suspensão do deputado Marcos Pollon (PL-MS) por 90 dias e dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) por 30 dias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Todos são acusados de obstrução da cadeira da Presidência.

Pollon também é alvo de outro pedido de suspensão por 30 dias, totalizando 120 dias. O deputado foi acusado de fazer declarações difamatórias contra a presidência da Casa.

O corregedor também defendeu a aplicação da pena de censura escrita aos deputados Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS), além de Pollon, Van Hattem e Zé Trovão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Diego Coronel, as solicitações de punição ocorreram a partir da análise das imagens internas da Câmara e com base nas argumentações das defesas dos parlamentares.

“O papel da corregedoria é institucional. Atuamos com imparcialidade, analisamos cada conduta de forma individual e cumprimos o nosso compromisso de agilidade, entregando nosso relatório passados 22 dias úteis da representação, ou seja, metade do prazo. Agora, cabe à Mesa decidir sobre as recomendações apresentada”, declarou o corregedor.

De acordo com as regras internas da Câmara, os pedidos de suspensão de mandatos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário. A aplicação da censura escrita será avaliada pela Mesa Diretora da Casa.

A corregedoria analisou os pedidos de afastamento de deputados do PL, PP e do Novo, enviados pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Motim

No dia 5 de agosto, senadores e deputados da oposição ocuparam as mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados para protestar contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, que havia sido decretada no dia anterior pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Ao chegar no plenário da Câmara, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), teve dificuldades de assumir sua cadeira na Mesa Diretora, impedido por alguns parlamentares, especialmente os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS).

Os senadores e deputados pernoitaram no local, inviabilizando os trabalhos legislativos. Eles exigiam ainda que fossem pautadas as propostas de anistia geral e irrestrita aos condenados por tentativa de golpe de Estado no julgamento da trama golpista e o impeachment de Moraes.

Parlamentares da base de apoio ao governo repudiaram o ato, classificado como “chantagem”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No dia 6 de agosto, por volta das 22h30, Hugo Motta abriu a sessão plenária após um longo período de obstrução pelos parlamentares da oposição. Motta criticou a ação dos deputados e disse que as manifestações têm que obedecer o regimento da Casa.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Após pressão do União, Sabino deixa reunião com Lula sem confirmar se desembarca do governo

Grupo Galpão se apresenta de graça na Praça da Liberdade, neste domingo (21/9)

Operação Rejeito: Zema descarta troca de secretários após ação da PF

Trincheira da Cristiano Machado: trânsito na avenida será alterado a partir de terça-feira; veja mudanças

Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem, após ação do PT, PSB E PSOL

Marina Silva integra lista de líderes de sustentabilidade da Forbes

Últimas notícias

Pedro Cobra, goleiro do Atlético, é convocado para a Copa do Mundo sub-20

Atlético enfrenta o Botafogo em busca da 1ª vitória com Sampaoli; saiba onde assistir

Arroyo, Sinisterra e Villarreal: chefe de scout do Cruzeiro revela bastidores das contratações de novas ‘promessas’

Craques que marcaram história no Mineirão se reencontram no ‘Desafio de Gigantes’

Matula 98 conecta sabores de BH à Tailândia e Macau, em edição especial

Em busca de um substituto para Cuello, Atlético tem ‘sobra’ de opções e ‘falta’ de rendimento

COP 30 lança plataforma digital do Mutirão Global

Tite passa por cirurgia nesta sexta (19/9) em Belo Horizonte

Em BH, Temer propõe ‘PL da Dosimetria’ e critica penas severas aos condenados do 8 de Janeiro